— EDITORIAL —

Enquanto o final do ano se aproxima, trazemos a nona edição do Conectados de 2022 com foco na sazonalidade promovida pelas datas mais importantes para o nosso setor, quando o assunto é vendas.

Com um aspecto complementar diferente e inusitado, além de Black Friday e do Natal, neste ano teremos ainda a Copa do Mundo, que será que realizada entre o final de novembro e primeira metade de dezembro, no Qatar.

Para compreender este cenário que pode se revelar fundamental para a melhoria dos indicadores do nosso setor, que não têm se apresentado favoráveis nos últimos meses, entrevistamos dois personagens importantes: Maurício Salvador, presidente da ABComm, que nos falou sobre as expectativas de crescimento do e-commerce; e Ricardo Moura, diretor de customer success da GfK, que traça uma análise sobre as expectativas e desafios do varejo nestas datas.

Você também acompanhará uma entrevista com o gerente sênior de relações governamentais da Samsung, Márcio Herman, que nos prestigia com o olhar da indústria sobre o perfil do consumidor pós-pandemia.

Boa leitura!

FIQUE LIGADO

SAIBA OS ÚLTIMOS ASSUNTOS QUE MOBILIZARAM A AGENDA DA ELETROS

A Eletros sempre acredita e confia que, democraticamente, os anseios da população, que deseja e espera crescimento econômico, condições de renda e consumo, previsibilidade de negócios, e segurança jurídica, sejam pautas que resultem em prosperidade para o Brasil.

E sendo assim, na sua missão de estar sempre presente nos mais importantes cenários governamentais do país, em outubro, recebemos os candidatos à Vice-Presidência da República – Walter Braga Netto e Geraldo Alckmin – para um diálogo franco, respeitoso e de excelente nível técnico. Em pauta, o detalhamento das propostas das candidaturas de Jair Messias Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva.

Agora, com o advento do novo governo, a Eletros espera manter o bom diálogo e a representação constante do setor eletroeletrônico junto ao Poder Público.

Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin
Braga Netto
Walter Braga Netto
Mauricio Salvador, presidente da ABComm (2)
Maurício Salvador

Maurício Salvador, presidente da ABComm

Conectados:    Essencial para o setor na pandemia, o e-commerce se estabeleceu definitivamente no Brasil nos últimos 3 anos. Os números de 2022 mostram que o país é ainda um dos líderes em crescimento no segmento. Quais fatores fazem a comercialização de produtos on-line serem tão atrativas?

Maurício Salvador: O e-commerce continua crescendo porque o número de lojas virtuais criadas foi bastante elevado, já que não havia muitas opções diante do lockdown decretado durante a pandemia e a única alternativa era vender online.  Soma-se a este cenário a chegada de novos consumidores no comércio eletrônico, justamente por conta de ser a opção mais viável naquele momento, uma vez que as lojas físicas estavam fechadas…

Ricardo Moura, diretor de customer success da GKF

Conectados: O varejo vivencia um período de retração de vendas no segmento de eletroeletrônicos.  Esse movimento se iniciou ainda em 2021, correto? Quais foram os momentos mais desafiadores?

Ricardo Moura: 2021 experimentou resquícios da pandemia, com o varejo físico sofrendo restrições, inclusive durante datas importantes como o Dia das Mães. Desde lá, talvez o início de 2021 tenha sido o momento mais desafiador, já que o varejo voltou gradualmente à normalidade a partir do segundo semestre de 2021. O mercado brasileiro, bem como os demais, foi afetado pela inflação / alta dos preços devido à ruptura na cadeia de fornecimento e isso reposicionou o ticket médio das categorias em menor ou maior grau, com resultado efetivo na demanda…

Ricardo_Moura_GFK
Ricardo Moura
9.-Marcio-Herman-VP-LM-300x300
Márcio Herman

Marcio Herman, gerente sênior de relações governamentais da Samsung

Conectados:  Estamos diante de uma situação atípica para o mercado brasileiro com a Copa do Mundo entre duas importantes datas de vendas, a Black Friday e o Natal. Qual a expectativa da Samsung em relação ao comportamento do consumidor nesse período?

Márcio Herman: A expectativa é boa no sentido de tentar recuperar o volume de vendas em 2022, buscando um patamar próximo daqueles alcançados em 2020 e 2021…