MÁRCIO HERMAN

Marcio Herman, gerente sênior de relações governamentais da Samsung

Conectados:  Estamos diante de uma situação atípica para o mercado brasileiro com a Copa do Mundo entre duas importantes datas de vendas, a Black Friday e o Natal. Qual a expectativa da Samsung em relação ao comportamento do consumidor nesse período?

Márcio Herman: A expectativa é boa no sentido de tentar recuperar o volume de vendas em 2022, buscando um patamar próximo daqueles alcançados em 2020 e 2021

 

Conectados:  O principal ativo da empresa para o período é a venda de televisores? Há outros produtos que podem performar bem nas vendas?

Márcio Herman: Sim, o nosso principal produto na área de A&V é o televisor. Porém, estamos trabalhando na oferta de outros produtos, como soundbar, que enriquecem a experiência do consumidor ao assistir TVs. Outra vertical que estamos trabalhando fortemente é a área de projetores, como o The Feeestyle, que possuem uma sinergia muito grande com a camada mais jovem da população, a Geração Z

 

Conectados:  A volta das lojas físicas desacelerou o crescimento das vendas por e-commerce ou ainda há espaço para crescimento dessa ferramenta?

Márcio Herman: A volta das lojas físicas diminuiu em parte o e-commerce, analisando do ponto de vista percentual de mercado. De todo forma, existe uma expectativa para o crescimento do e-commerce no decorrer dos próximos anos dentro do nosso segmento.

 

Conectados: Ainda sobre o incremento de vendas on-line, muito impulsionado pelo período de pandemia, como a Samsung enxerga esse fenômeno? É interessante olhar com mais atenção para canais exclusivos de venda? E qual a principal diferença para o varejo tradicional?

Márcio Herman: O crescimento das vendas online é uma tendência que já vinha sendo observada em diferentes países e que foi acelerada durante o período de pandemia. No Brasil, tivemos uma forte aceleração das vendas online, mais do que as expectativas existentes antes. As vendas online são uma tendência não apenas no Brasil, mas globalmente. Acreditamos que essa tendência deva continuar ao longo dos próximos anos. As empresas, de forma geral, têm se adequado para esse novo mercado e grande parte dos nossos parceiros tradicionais já possuem atualmente as opções de vendas em lojas físicas e através do e-commerce.

 

Conectados:  Muito tem se falado no “neoconsumidor”, que chega tão bem-informado sobre os produtos quanto os vendedores, por exemplo. Com isso, quais as principais novidades na experiência de venda dentro da Samsung? A forma de lidar com os consumidores mudou?

Márcio Herman: No Brasil, temos diversos padrões de consumidores, desde aquele que pesquisa todas as informações técnicas antes de prosseguir com a compra, até aquele que vai até a loja para ver o produto e obter junto ao vendedor as respostas necessárias. Isso tudo impacta muito o nosso treinamento das equipes de vendas bem como a forma como disponibilizamos as informações dos nossos produtos, de forma clara, simples e direta para os consumidores que acessam os nossos canais de venda.

 

Conectados: Você acredita que hoje os trabalhos de apresentação da marca, relacionamento com o consumidor e comunicação têm se intensificado para melhorar as vendas?

Márcio Herman: Acreditamos que esses tópicos são e sempre foram fundamentais ao longo da nossa história. O consumidor brasileiro tem muito respeito pelas marcas e pela forma como ele é tratado desde a compra até possíveis contatos com assistência técnica. Ter uma marca forte ajuda muito a impulsionar as vendas, seja online, seja em lojas físicas.

 

Conectados: A logística de alocação e distribuição de produtos será um desafio nesse período que está por vir?

Márcio Herman: Sim, pois o consumidor, independente de realizar a compra online ou através de uma loja física, ele quer ter o seu televisor novo em sua casa praticamente no dia seguinte à compra, principalmente quando falamos em um produto para a Copa do Mundo.

 

Conectados:  Por fim, quais as mudanças essenciais em termos de país que o Brasil precisa contemplar para contribuir na retomada das indústrias, a partir de 2023?

Márcio Herman: Olhando para curto prazo, acreditamos que a estabilidade e a previsibilidade são fundamentais para atrair novos investimentos no país e alavancar a produção e as vendas de diferentes produtos. Olhando para médio / longo prazo, o ideal seria trabalharmos na melhora do cenário para que possamos tornar o Brasil como um centro de produção para a América do Sul, trabalhando em temas relacionados com logística, carga tributária, acordos comerciais, etc.