— EDITORIAL —
Enquanto o final do ano se aproxima, trazemos a nona edição do Conectados de 2022 com foco na sazonalidade promovida pelas datas mais importantes para o nosso setor, quando o assunto é vendas.
Com um aspecto complementar diferente e inusitado, além de Black Friday e do Natal, neste ano teremos ainda a Copa do Mundo, que será que realizada entre o final de novembro e primeira metade de dezembro, no Qatar.
Para compreender este cenário que pode se revelar fundamental para a melhoria dos indicadores do nosso setor, que não têm se apresentado favoráveis nos últimos meses, entrevistamos dois personagens importantes: Maurício Salvador, presidente da ABComm, que nos falou sobre as expectativas de crescimento do e-commerce; e Ricardo Moura, diretor de customer success da GfK, que traça uma análise sobre as expectativas e desafios do varejo nestas datas.
Você também acompanhará uma entrevista com o gerente sênior de relações governamentais da Samsung, Márcio Herman, que nos prestigia com o olhar da indústria sobre o perfil do consumidor pós-pandemia.
Boa leitura!
FIQUE LIGADO
SAIBA OS ÚLTIMOS ASSUNTOS QUE MOBILIZARAM A AGENDA DA ELETROS
A Eletros sempre acredita e confia que, democraticamente, os anseios da população, que deseja e espera crescimento econômico, condições de renda e consumo, previsibilidade de negócios, e segurança jurídica, sejam pautas que resultem em prosperidade para o Brasil.
E sendo assim, na sua missão de estar sempre presente nos mais importantes cenários governamentais do país, em outubro, recebemos os candidatos à Vice-Presidência da República – Walter Braga Netto e Geraldo Alckmin – para um diálogo franco, respeitoso e de excelente nível técnico. Em pauta, o detalhamento das propostas das candidaturas de Jair Messias Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva.
Agora, com o advento do novo governo, a Eletros espera manter o bom diálogo e a representação constante do setor eletroeletrônico junto ao Poder Público.
Geraldo Alckmin
Walter Braga Netto
Maurício Salvador
Maurício Salvador, presidente da ABComm
Conectados: Essencial para o setor na pandemia, o e-commerce se estabeleceu definitivamente no Brasil nos últimos 3 anos. Os números de 2022 mostram que o país é ainda um dos líderes em crescimento no segmento. Quais fatores fazem a comercialização de produtos on-line serem tão atrativas?
Maurício Salvador: O e-commerce continua crescendo porque o número de lojas virtuais criadas foi bastante elevado, já que não havia muitas opções diante do lockdown decretado durante a pandemia e a única alternativa era vender online. Soma-se a este cenário a chegada de novos consumidores no comércio eletrônico, justamente por conta de ser a opção mais viável naquele momento, uma vez que as lojas físicas estavam fechadas…
Ricardo Moura, diretor de customer success da GKF
Conectados: O varejo vivencia um período de retração de vendas no segmento de eletroeletrônicos. Esse movimento se iniciou ainda em 2021, correto? Quais foram os momentos mais desafiadores?
Ricardo Moura: 2021 experimentou resquícios da pandemia, com o varejo físico sofrendo restrições, inclusive durante datas importantes como o Dia das Mães. Desde lá, talvez o início de 2021 tenha sido o momento mais desafiador, já que o varejo voltou gradualmente à normalidade a partir do segundo semestre de 2021. O mercado brasileiro, bem como os demais, foi afetado pela inflação / alta dos preços devido à ruptura na cadeia de fornecimento e isso reposicionou o ticket médio das categorias em menor ou maior grau, com resultado efetivo na demanda…
Ricardo Moura
Márcio Herman
Marcio Herman, gerente sênior de relações governamentais da Samsung
Conectados: Estamos diante de uma situação atípica para o mercado brasileiro com a Copa do Mundo entre duas importantes datas de vendas, a Black Friday e o Natal. Qual a expectativa da Samsung em relação ao comportamento do consumidor nesse período?
Márcio Herman: A expectativa é boa no sentido de tentar recuperar o volume de vendas em 2022, buscando um patamar próximo daqueles alcançados em 2020 e 2021…