— EDITORIAL ESPECIAL – 28 ANOS ELETROS —

A Eletros comemorou, em agosto, seu vigésimo oitavo aniversário com a certeza de que contribuiu e segue contribuindo para representatividade institucional na defesa do desenvolvimento do nosso mercado.

Constituída pelas maiores indústrias nacionais e multinacionais que produzem localmente, gerando empregos e riquezas em nosso país, nossas marcas estão na casa de todos os brasileiros e brasileiras, contribuindo diariamente para que consumidores de todas as idades, classes sociais, etnias e residentes nas mais diversas regiões do país tornem suas vidas mais práticas, funcionais e confortáveis.

Além disso, durante todos esses anos, nossas empresas associadas vêm contribuindo incansavelmente para a geração de inovação tecnológica, de emprego, de renda e de sustentabilidade, construindo caminhos que fomentam a competitividade.

Cada desafio e cada conquista consolidam a importância do nosso setor para a indústria nacional, o que nos enche de orgulho enquanto instituição e nos motiva para o aperfeiçoamento constante da nossa agenda de trabalho.

Para celebrar esse momento, passamos pela história da associação trazendo personagens que ilustram nosso dia a dia e mostram um pouco do que é ser Eletros e como atuamos em todos esses anos de trabalhos complexos, porém recompensantes.

Nesta edição, conversamos com uma associada fundadora, representada por Daniele Cardani, vice-presidente de linha marrom e diretor de planejamento estratégico da SEMP TCL, e uma associada recente, representada por Rogério Artur Ehrat, diretor de desenvolvimento da Wanke S/A. Ainda, trouxemos também entrevistas que reforçam a importância da Eletros, como o de Hércules Antônio da Silva Souza, pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, que foi e ainda é um representante importante no diálogo e adequação da produção de nossas empresas para a modernização da indústria nacional.

Ainda, esta edição traz o depoimento de Marcela Paes Barreto, diretora executiva da Eletros, que traz sua valiosa visão interna sobre o crescimento da associação, sua missão e valores.

Falamos também da importância da associação como protagonista nos diálogos de economia, indústria e bem-estar da população com um retrospecto da nossa atuação na mídia.

Por último e não menos importante, olhamos para o futuro em busca dos próximos anos com texto do presidente executivo, Jorge Nascimento.

Confira!

QUEM FAZ A ELETROS

Em comemoração aos 28 anos da Eletros, trouxemos nesta edição entrevista com porta-vozes de algumas das nossas associadas: a mais antiga, SEMP TCL, representada por Daniele Cardani, e a associada mais nova, Wanke S/A, representada por Rogério Artur Ehrat. Ainda, nesta sessão, há o depoimento de nosso presidente executivo, Jorge Nascimento e do presidente de conselho, Edward Feder, que fizeram panoramas de suas experiências na Eletros, olhando para os trabalhos que ainda estão por vir. Confira:

ASSOCIADA FUNDADORA

Daniele Cardani – Vice-presidente de Linha Marrom e diretor de planejamento estratégico da SEMP TCL.

ASSOCIADA RECENTE

Rogério Artur Ehrat – Diretor de desenvolvimento da Wanke S/A.

PRESIDENTE DA ELETROS

7-Presidente-da-Eletros-José-Jorge-do-Nascimento-Júnior-apresenta-dados-sobre-o-desempenho-das-indústrias-de-eletroeletrônicos-instaladas-no-Amazonas-__1_-removebg (1)
Jorge Nascimento – Presidente Executivo

PRESIDENTE DO CONSELHO

13. Edward James Feder, Presidente Conselho Adm
Edward Feder – Diretor Geral da Elgin

CADA VEZ MAIS PRESENTE

A Eletros sempre entendeu que, para cumprir seu papel de preservar os interesses de suas associadas, era necessário ter sua voz ouvida pelos mais diversos atores da sociedade. Por isso, trabalhou e tem trabalhado ativamente junto à imprensa nacional para se tornar porta-voz nos assuntos que foram e são de interesse estratégico da associação.

Desta forma, atualmente, sempre que há uma pauta importante na imprensa, a grande mídia deseja saber a opinião da Eletros e suas associadas. Abaixo, fizemos um breve resumo de nossa participação em alguns dos importantes temas abordados na mídia nacional. Confira:

Participamos e sugerimos soluções para a resistência e superação da pandemia:

https://www.jcam.com.br/noticias/comite-zfm-covid-19-nao-o-fim-mas-o-inicio/

Elaboramos uma cartilha pioneira para manter a segurança no setor produtivo durante a crise:

https://oglobo.globo.com/economia/coronavirus-industria-servicos-ja-criam-regras-proprias-para-evitar-risco-de-contaminacao-24442371

Lutamos pela proteção da indústria nacional na pandemia:

https://oglobo.globo.com/economia/industria-identifica-17-novas-barreiras-comerciais-durante-periodo-da-pandemia-1-24460341

Fomos destaques da retomada econômica no maior jornal do país:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/10/19/setores-da-industria-tem-enfrentado-dificuldades-para-recuperar-a-producao.ghtml

Fomos vetores das expectativas de retomada no pós-pandemia:

https://eletros.org.br/retomada-so-com-empregos-e-renda/

Contribuímos para o debate de grandes projetos, como o futuro da reforma tributária:

https://www.jcam.com.br/noticias/proposta-de-reforma-tributaria-favorece-pim/

Defendemos a manutenção do auxílio emergencial:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,auxilio-emergencial-turbinou-venda-de-alimentos-materiais-de-construcao-e-eletrodomesticos,70003432374

Atuamos ativamente em pautas como variação cambial e escassez de insumos:

https://cultura.uol.com.br/noticias/12816_com-dolar-caro-e-falta-de-componentes-eletroeletronicos-tem-alta-de-ate-30-no-ano.html

Nos solidificamos como fonte de medição no mercado nacional:

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/09/21/vendas-de-eletronicos-superam-as-do-ano-passado.ghtml

Contribuímos para as projeções da indústria de eletroeletrônicos:

https://www.jcam.com.br/noticias/2021-vai-ser-um-ano-de-decisao-diz-jose-jorge-presidente-da-eletros/

Colaboramos com a crise de oxigênio em Manaus:

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/01/18/oxigenio-sai-da-producao-para-suprir-hospitais.ghtml

Fomentamos a melhoria do consumo de energia:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/04/gasto-de-energia-com-geladeira-poderia-cair-66-diz-pesquisa.shtml

Lutamos pela Zona Franca de Manaus:

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2022/02/setor-de-eletroeletronicos-leva-proposta-a-guedes-para-excluir-zona-franca-em-corte-de-ipi.shtml

Defendemos a maior competitividade com a redução do IPI:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,adiamento-novo-corte-ipi-frusta-industria,70004026997

Ampliamos nossa atuação:

https://www.pimamazonia.com.br/jorge-nascimento-e-o-novo-presidente-da-alainee/

Fomentamos novas tecnologias:

https://portalsinopress.com.br/sgc/utilitario/clipping_detalhe.php?_id_clipping=8754147&_id_pessoa=102&_id_classificacao=1766&_id_clipping_lista=222982

UMA VISÃO DE DENTRO PRA FORA

Notas sobre a Eletros

Por Marcela Paes Barreto

Cada momento desta relação é registrado em uma cadência particular.

Conheci a Eletros do passado, trabalho intensamente para construir a Eletros do presente e, no futuro, terei muito orgulho em aplaudir uma Eletros cada vez mais atuante.

Para aqueles que ainda não sabem ou nem mesmo me conhecem, cheguei à associação pela primeira vez em 2014, quando passei a integrar o time na posição de gerente jurídica. Naquela época, já era possível enxergar o potencial da entidade e o quanto o setor carecia dessa representatividade. O desafio era fazer acontecer!

Por circunstâncias do momento, nossos caminhos acabaram seguindo direções diferentes. Ainda assim, para mim, tinha permanecido, na cabeça e no coração, o entusiasmo por algum dia, poder voltar a escrever a nossa obra.

Com o passar do tempo, e para quem sabe usá-lo a favor, o amadurecimento é inevitável. E o setor eletroeletrônico, como não poderia deixar de ser, é virtuoso em quebrar paradigmas e não aceita menos do que ideias que inovem (e renovem!) modelos estabelecidos. Assim, em 2018, a Eletros iniciou uma nova fase, reconhecendo que os desafios do futuro exigiriam a sabedoria de sua vasta história, mas sobretudo a ousadia de novos acordes.

O meu segundo capítulo na Eletros começa, então, ainda em 2018. E foi neste momento que voltamos a nos encontrar.

O destino é infalível e conhecer o passado me ajudou e me fortaleceu para pensar uma estrutura para o presente e a sonhar com a força de uma representatividade para o futuro.

Mas nada se faz sozinho, não é? Não existe sinfonia sem harmonia, e a nossa filarmônica precisaria de potência suficiente para alcançar notas altas. Para isso, velhos e novos amigos foram conjugados. Acima de todos, o melhor dos maestros, transbordando boa vontade, energia e coragem para nos incentivar a chegar mais longe, um dia por vez, e transformar tudo isso numa sonora melodia.

O resultado já é contagiante, embora esse concerto esteja apenas em seu primeiro ato. E assim vieram novos procedimentos, novos modelos, novas relações, novas ações e novos resultados. Tudo novo para um novo tempo! Mas tudo isso traz consigo desafios ainda maiores. Por isso, afinamos e refinamos nossos instrumentos todos os dias.

Na minha leitura, a Eletros do presente é uma ressignificação completa da associação que conheci no passado. É inevitável perceber que a entidade ganhou um sentido novo para si. É irreversível constatar que a Eletros é ainda mais enxergada por seus interlocutores. Também não é mais possível não a considerar um fator de referência e credibilidade perante o Poder Público nacional. Já é eterno o legado que deixaremos para os colaboradores e as associadas do futuro.

Nesses 28 anos, embora jovem, a entidade acumulou muitos feitos e superou muitos obstáculos. Ainda testemunharemos muitas mentes e muitas mãos escrevendo trechos desta composição. Mas, para mim, orgulhosamente, ficará sempre a satisfação de ser parte deste novo ritmo.

Dito tudo isso, é preciso destacar um sentimento de bastidor. Dizem que não é recomendável misturar vida pessoal e profissional. Por isso, pensei algum tempo sobre como registrar a (r)evolução da Eletros e das suas ações. Não foi possível! O seu amadurecimento se confunde com o meu e, juntas, seguimos escrevendo nossas memórias. Faço parte da Eletros, na mesma intensidade que ela faz parte de mim.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Eletros: 28 anos oferecendo qualidade de vida e conforto a todas as famílias brasileiras

Por Jorge Nascimento

A Eletros completa 28 anos de história neste mês. E, olhando pelo retrovisor, podemos testemunhar o amadurecimento e a relevância que a entidade conquistou como representante de um dos principais setores industriais do Brasil neste período. Representamos o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil com muito orgulho, cientes da nossa responsabilidade com a inovação e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Com planejamento, abordagem técnica, forte diálogo com o poder público e sociedade civil organizada, temos buscado permanentemente nos ressignificar como Entidade para continuarmos ofertando às nossas Associadas e ao consumidor brasileiro as melhores oportunidades em competitividade e consumo, respectivamente.

Nosso setor é dinâmico e temos que nos reinventar constantemente. Por esta razão, nesses últimos anos, amadurecemos fortemente nosso modelo de atuação primando pela qualidade técnica de nossa equipe e pela máxima transparência em nossas ações.

O resultado deste trabalho tem se convertido em um grande privilégio para o nosso país que, como poucos no mundo, conta com um parque industrial robusto, que se utiliza de tecnologia de ponta, gerando milhares de empregos altamente qualificados e com um desempenho em produtividade que nos posiciona entre os mais eficientes do mundo em nosso setor.

Contamos com as principais marcas globais do setor produzindo em território nacional, além de empresas de capital nacional que se comparam em eficiência e competitividade aos maiores players globais.

Recentemente, mostramos nossa importância e força mais uma vez em um dos momentos mais críticos da história da humanidade, com a crise sanitária causada pela COVID-19. Quando medidas de restrição de locomoção e isolamento social foram implementadas e a população teve que adaptar seus lares em ambientes de estudo, lazer e trabalho, o Brasil foi plenamente atendido com produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nacionais.

Enquanto muitos países sofriam com o desabastecimento, mais de 100 milhões de unidades de produtos foram entregues nas casas dos brasileiros tornando esse momento tão crítico um pouco mais confortável para toda sociedade. Além disso, fomos uma das molas propulsoras da retomada da economia, visto que crescemos em produção no ano de 2020 em cerca de 5%, em meio a uma forte crise econômica global.

Entretanto, as flutuações ocorrem na economia no curto prazo, envolvendo uma alternância de períodos de recuperação e prosperidade, com períodos de relativa estagnação ou recessão e, infelizmente, neste momento, experimentamos o desaquecimento no consumo dos nossos produtos.

Eventos com a Copa do Mundo, Black Friday e Natal podem nos permitir um final de ano um pouco mais favorável.  Porém, independente da sazonalidade favorável do período, esperamos que com a definição do cenário político o país foque sua energia para uma nova fase de crescimento econômico e social.

Historicamente superamos todos os desafios impostos e neste momento nada será diferente.

Coragem para encarar as adversidades, ousadia, superação e a sinergia na atuação com as Associadas é ainda mais necessária. Tenho plena convicção de que, muito em breve, iniciaremos um novo ciclo ainda mais fortalecidos!

Enquanto isso, seguiremos nosso trabalho de construir um futuro ainda mais brilhante para o nosso setor por meio de uma representatividade forte, alinhando os interesses do nosso setor com o de toda sociedade brasileira.