— EDITORIAL —

A edição de abril do Conectados abre espaço para uma agenda permanente que, tradicionalmente, ganha os holofotes, todos os anos, na última semana de abril e na primeira semana de maio, período em que se celebra e discute o tema “saúde e segurança do trabalho”.

O Brasil tem evoluído muito nesta agenda, em especial, nas últimas duas décadas. E a indústria tem muito a ver com esta nova realidade, tendo em vista que o setor é um dos mais preparados para lidar com os desafios inerentes à busca pela garantia de melhores condições aos trabalhadores no ambiente laboral.

Para tratar deste tema, com foco na evolução legal e regulatória, entrevistamos duas grandes especialistas: uma da Faculdade de Direito da FGV e outra com expertise no universo da indústria, vinculada ao SESI.

Apresentamos, ainda, dois novos profissionais que passam a integrar o time Eletros, respondendo pelas gerências de Sustentabilidade e Tributária, áreas que ampliarão o escopo de atuação da nossa entidade que, por sua vez, cumprirá seu papel estratégico junto às Associadas de forma ainda mais completa e especializada.

Por fim, além da nossa agenda mensal na coluna Fique Ligado, você também acompanhará um novo artigo assinado pelo nosso presidente executivo, Jorge Nascimento, sobre o atual momento macroeconômico e a necessidade de uma urgente retomada nas vendas.

Boa leitura!

FIQUE LIGADO

Ministério da Economia

COMPETITIVIDADE E IPI

A Eletros se reuniu com a Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques.

Em pauta, assuntos para alavancar a competitividade da indústria nacional e as políticas públicas para redução de IPI. Outras entidades representativas da indústria também participaram do encontro.

SUFRAMA

A Eletros participou de reunião prévia do Conselho de Administração da Suframa (CAS), no dia 27.04. A redução linear do IPI sem a excepcionalidade sobre os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus foi o destaque na pauta desta reunião, que discutiu os impactos da medida na competitividade do atual modelo.

ALAINEE

A Eletros participou de reunião com a Alainee, Associação Latino-Americana da Indústria Elétrica, Eletrônica e Gasodomésticos. Entre os destaques da pauta, a conjuntura econômica atual, Negociações do Mercosul com Singapura e as Modificações da TEC – Tarifa Externa Comum.

PAULO GUEDES

A Eletros participou no dia 29.04, de reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes. Na agenda, predominaram temas como as alternativas mais viáveis para minimizar os impactos do Custo Brasil e o acompanhamento das principais políticas públicas para a competitividade da indústria brasileira. O encontro faz parte da agenda da Coalizão Indústria.

Vanessa Rosa
Vanessa Rosa

GERÊNCIA TRIBUTÁRIA

Para reforçar sua atuação na agenda tributária do setor, a Eletros acaba de estruturar uma gerência altamente especializada no tema. Para atuar à frente desta nova e importante divisão de trabalho a advogada Vanessa Rosa passa a integrar o time da Associação. Nesta entrevista ao Conectados, a profissional conta sobre sua trajetória profissional e seus principais desafios na posição.

GERÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade, parte fundamental da agenda ESG, tem sido tema de grande importância para o desenvolvimento da indústria nacional e global. Tratar dos desafios do setor neste campo tem sido uma missão constante da Eletros e irá se intensificar a partir de agora com a chegada de Bruno Moreno para comandar a Gerência de Sustenbilidade na nossa entidade. Para conhecer sobre sua trajetória profissional e sua missão à frente da área, acompanhe esta entrevista exclusiva concedida ao Conectados.

Bruno Moreno
Bruno Moreno

ESPECIAL - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Katyana Aragão
Katyana Aragão
Olivia Pasqualetto
Olivia Pasqualeto

Tema recorrente nas empresas no período que vai da última semana de abril à primeira semana de maio, Saúde e Segurança do Trabalho ganha destaque nesta edição do Conectados, que apresenta duas entrevistas imperdíveis sobre a evolução legal e regulatória neste campo. O Brasil tem evoluído bastante na adoção de instrumentos de gestão nesta área e a indústria tem tido um papel relevante neste processo. Para tratar do assunto, entrevistamos Katyana Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria no SESI e a advogada Olívia Pasqualetto, professora de direito do trabalho da Escola de Direito da FGV, em São Paulo.