GERÊNCIA TRIBUTÁRIA

Vanessa Rosa
Vanessa Rosa – Gerente Tributária

Para reforçar sua atuação na agenda tributária do setor, a Eletros acaba de estruturar uma gerência altamente especializada no tema. Para atuar à frente desta nova e importante divisão de trabalho a advogada Vanessa Rosa passa a integrar o time da Associação. Nesta entrevista ao Conectados, a profissional conta sobre sua trajetória profissional e seus principais desafios na posição.

1 – A Eletros acaba de estruturar sua gerência para tratar das questões tributárias. Qual a importância para a entidade ter um núcleo de trabalho estruturado para tratar deste tema?

 Vanessa Rosa – Os temas tributários são recorrentes no dia a dia das Associadas da Eletros e, em sua grande maioria, são relevantes pelo impacto financeiro e operacional que geram. Foi em decorrência deste cenário que a Eletros decidiu estruturar a gerência tributária dentro da entidade, como forma de poder agregar um trabalho técnico voltado às questões tributárias a todo o trabalho que já é desempenhado com as Associadas.

2 – Como será, internamente e externamente a atuação da gerência tributária na Eletros?

Vanessa Rosa – A gerência tributária terá uma atuação proativa, tanto interna como externamente, com a identificação dos assuntos que se mostrem relevantes para as Associadas, para que sejam tratados de forma prioritária na busca da melhor solução política e jurídica. Nossa missão é participar ativamente dos assuntos tributários em ambiente nacional que envolvam questões relacionadas ao nosso setor, para que possamos contribuir com o diálogo por meio de aspectos técnicos.

3 – Quais são as principais agendas tributárias para o nosso setor e por quê?

Vanessa Rosa – Na atualidade, diversos são os temas que estão na pauta tributária e impactam nosso setor, podendo ser citadas questões relacionadas a benefícios regionais, tal como a Zona Franca de Manaus, questões relacionadas a ICMS, tal como diferencial de alíquota, transferências interestaduais entre estabelecimento do mesmo contribuinte, substituição tributária, além de questões pertinentes à reforma tributária.

4 – Como uma boa gestão tributária pode aumentar a competitividade das empresas e qual sua importância em um momento desafiador economicamente como o atual?

Vanessa Rosa – Questões relacionadas à matéria tributária, dado seu impacto financeiro, sempre afetam a competitividade das empresas. Disso decorre a importância de os assuntos tributários estarem sempre na pauta das discussões, com a busca das melhores práticas. Nosso setor está atento a isso buscando sempre as melhores soluções tributárias não só por razões de competitividade, mas também para que possam enfrentar momentos difíceis economicamente como foram estes últimos anos.

5 – Como a sua trajetória profissional te trouxe até a Eletros?

Vanessa Rosa – Em 20 anos de formação em direito, tive uma atuação focada em direito tributário e predominantemente em escritório de advocacia, o que me fez buscar novos desafios profissionais como forma de ampliar meus conhecimentos e também poder levar a minha experiência para outros ambientes.  Esse anseio convergiu com o momento da Eletros de estruturar internamente uma área tributária. A partir deste interesse mútuo, me uni ao excelente time da Eletros para poder agregar a parte tributária a todo o trabalho que já vem sendo desempenhado ao longo dos anos.