— EDITORIAL —

Como ocorre em todos os anos, no último dia 25 de maio celebramos o Dia da Indústria no Brasil. No entanto, desta vez, a data se deu sob o anúncio de uma nova política de reativação do setor.

Denominada “Neoindustrialização ” pelo atual Ministro da Indústria e do Comércio, o também Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, a nova política industrial será estruturada em sete missões focadas na agroindústria, o complexo da saúde, infraestrutura, digitalização e descarbonização da indústria, defesa, moradia e mobilidade.

Para analisar as perspectivas deste importante momento de novas iniciativas do Poder Público e traçar um olhar sob os desafios atuais e futuros que o setor produtivo brasileiro deve enfrentar para reverter o atual cenário de desindustrialização, o Conectados preparou uma edição especial.

Você irá conferir excelentes entrevistas com três personagens importantes que nos ajudarão entender o atual momento, sempre com um olhar para o futuro, sem abandonar a perspectiva histórica.

Boa leitura!

FIQUE LIGADO

A Eletros teve uma agenda de trabalho intenso neste maio com destaques para compromissos em Brasília e Manaus, além da participação de um evento internacional importante para o setor.
Confira!

09/05 – Suframa – Durante a reunião realizada com o novo Superintendente Bosco Saraiva, a Eletros apresentou o setor eletroeletrônico do PIM e buscou estabelecer uma parceria para o desenvolvimento da indústria local. Dentre os temas tratados, destacaram-se os Processos Produtivos Básicos (PPBs) e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), considerados fundamentais para acompanhar a inovação e competitividade do setor.
09/05 _ Vice-Governador do AM
Já o encontro com o Vice-Governador Tadeu de Souza liderou a comitiva da Eletros à oportunidade de discutir assuntos relevantes para a indústria eletroeletrônica da Zona Franca de Manaus. Foram abordados temas como estabelecimento e mudanças de PPB, investimentos em P&D e outras questões críticas para o setor. Ambas as reuniões foram extremamente produtivas, gerando direcionamentos e encaminhamentos importantes para fortalecer a indústria eletroeletrônica na região.

10/05 – SEFAZ e SEDECTI – Jorge Nascimento e equipe da Eletros realizaram reuniões com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) do Amazonas. Durante uma reunião na SEFAZ, foi discutido o Estudo de Competitividade do Crédito Estímulo de 100% e o projeto-piloto, cujo objetivo é solucionar o acúmulo de créditos no Estado, uma questão relevante para as associadas da Eletros instaladas no PIM.

11/05 – Coalizão Indústria – Nesta data, Jorge Nascimento esteve presente em uma reunião planejada juntamente com a Coalizão Indústria, um grupo que representa importantes setores industriais do país, com o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Márcio Fernando Elias Rosa.
O encontro teve como objetivo discutir questões relevantes para a indústria brasileira. A Coalizão Indústria, composta por diversas entidades representativas, une forças para buscar soluções conjuntas e promover o desenvolvimento sustentável do setor produtivo do país.

18/5 – Minha Casa, Minha Vida – A equipe da Eletros esteve em Brasília para defender a inclusão de produtos eletroeletrônicos no Programa Minha Casa Minha Vida. Durante as tratativas, foram realizadas reuniões com o Deputado Marangoni (União | SP), relator da Medida Provisória 1162|2023, e com o Senador Eduardo Braga (MDB | AM), presidente da Comissão Mista responsável pelo programa.
O objetivo desses encontros foi buscar a inclusão de eletroeletrônicos no Programa Minha Casa Minha Vida, cujo objetivo é facilitar o acesso à moradia para a população de baixa renda. A proposta da Eletros é garantir que os produtos eletroeletrônicos estejam disponíveis para os beneficiários do programa, proporcionando bem-estar e conforto.

22/05 – Câmara de Comércio Exterior – Na reunião com a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior, Marcela Carvalho, a Eletros tratou do acesso do setor a insumos mais competitivos, especialmente no que diz respeito ao compressor para refrigeração doméstica, mas também sobre outros, como aço e resinas plásticas. Além disso, foram discutidas as dificuldades enfrentadas pelo setor em suas cadeias globais de fornecimento, enfatizando a necessidade de o governo ter o devido cuidado com os efeitos que sua política comercial pode ter sobre o setor, especialmente neste momento de grandes dificuldades econômicas.

Semana de 26/05 – Conferência Internacional “Padrões que Lideram o Desenvolvimento de Alta Qualidade, Inovação e Capacitação no Gerenciamento do Setor” – Nesta semana, Jorge Nascimento participou da Conferência Internacional “Padrões que Lideram o Desenvolvimento de Alta Qualidade, Inovação e Capacitação no Gerenciamento do Setor”, realizada em Zhuhai, na China. O convite para representar a Eletros nesse evento foi feito pela empresa associada Gree.
Durante a conferência, diversos temas relacionados aos equipamentos de refrigeração, bombas de calor e produtos da cadeia de refrigeração foram discutidos. Além disso, foram abordados os padrões de eficiência energética dos Estados Unidos e da Europa. Entre os assuntos em destaque estavam os refrigerantes, o desempenho, a segurança e a eficiência energética de eletrodomésticos e aparelhos elétricos similares.

A indústria como eixo estratégico de desenvolvimento

O Conectados entrevistou Rafael Cagni, Economista do IEDI (Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial), criado em 1989, que reúne atualmente 50 empresários representantes da indústria nacional, com objetivo de estudar e formular recomendações e reformas pertinentes ao desenvolvimento da indústria.

Cagni avalia que as medidas anunciadas são positivas, principalmente a retomada do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), que funcionará como um espaço de articulação e coordenação de ações visando a recuperação da indústria.

Essas ações, para o especialista, precisam ser transversais e envolver diversos atores como a academia, empresas, representantes do governo e investidores.

Confira a conversa na íntegra.

Rafael IEDI
“O CNDI funcionará como um espaço de articulação e coordenação de estratégias para a reindustrialização”  
Rafael Cagni, Economista do IEDI (Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial)

Renovação na indústria deve considerar descarbonização, transformação digital e nova matriz energética

Armando
“O novo processo de industrialização brasileira deve se dar em novas bases”
Armando Monteiro Neto

O Conectados ouviu uma das lideranças mais experientes da indústria para falar sobre o futuro do setor e o atual cenário.

Tradicional defensor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, o ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Armando Monteiro Neto, cargo que ocupou por 8 anos, acredita que uma renovação da indireta passar por bases novas, mirando a indústria 4.0.

Monteiro Neto, que também foi Presidente do Conselho Nacional Deliberativo do SEBRAE e senador por Pernambuco para as legislaturas do Congresso Nacional entre 2011-2019, também destacou a importância de se monitorar adequadamente variáveis macroeconômicas, como o controle da inflação e a aprovação de reformas tributárias que tornem o ambiente de negócios favorável para a indústria.

Confira a entrevista, na íntegra.

Zona Franca De Manaus segue protagonista na retomada da indústria

O Conectados também entrevistou João Bosco Saraiva que assumiu a superintendência da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), em abril.

Com forte trajetória na vida pública e uma ampla visão sobre a importância da Zona Franca de Manaus, ele nos conta nesta conversa sobre qual será o papel da Suframa dentro da nova política industrial lançada pelo governo.

A reforma tributária e os modelos que estão sendo propostos também recebeu espaço de destaque nesta entrevista.

Bosco
“A Zona Franca de Manaus tem enorme importância dentro do novo   cenário de “reindustrialização”
Bosco Saraiva, Superintendente da Suframa