ELSYS chega aos 30 anos e prepara expansão de negócios
Completar 30 anos, para a ELSYS, representa muito mais do que completar três décadas muito bem-sucedidas de atuação. A empresa brasileira com sede em Valinhos (SP) está em um momento de grande efervescência, com lançamento de novas linhas de produtos e serviços, expansão internacional, ampliação do número de funcionários e um sólido crescimento de dois dígitos nos últimos cinco anos. “Estamos comemorando o sucesso dessa trajetória, mas nosso foco está nas muitas novidades que vamos apresentar ao longo do ano todo”, diz Damian Zisman, CEO da ELSYS.
Muitas novidades já começaram a chegar no final de 2018, incluindo duas novas linhas de produtos. Com grande tradição no mercado brasileiro de Eletroeletrônicos e telecomunicações, a ELSYS já marca presença em novos nichos de mercado, com uma área de produtos de áudio e acessórios para celular, e outra voltada para segurança pessoal e patrimonial.
A equipe também está crescendo. Já são mais de 900 funcionários nas três unidades da empresa. A sede em Valinhos, onde está sua unidade administrativa, abriga também o Centro Avançado de Reparos e uma completa estrutura de call center, com mais de 180 postos de atendimento. Sua fábrica em Manaus (AM) possui 10.000 m2 de área construída, e conta com uma estrutura completa em linhas de montagem e equipamentos de última geração. E a unidade estratégica em Shenzhen, na China, criada para facilitar e viabilizar negócios internacionais, passa por uma fase de expansão e conta agora com um completo laboratório para testes de qualidade.
“Estamos em um momento de muitas novidades e em pleno crescimento, o que nos leva a olhar para frente com muito otimismo”, diz Zisman. “Ao mesmo tempo, chegar aos 30 anos de atividades nos deixa muito orgulhosos pela trajetória da empresa, por tudo que construímos ao longo desse período – desde os primeiros produtos desenvolvidos internamente e os primeiros contratos de manufatura, a consolidação da marca junto aos clientes até chegarmos a este momento em que trazemos novas linhas de produtos e serviços ao consumidor final.”
Segundo o diretor comercial da ELSYS, Claudio Blatt, a consolidação da empresa ao longo dessas três décadas contou com marcos importantes. “Hoje a ELSYS já é amplamente reconhecida no mercado, e lidera o mercado de antena parabólica, promovendo a transformação do analógico e digital no país. Além disso, se destaca por estar ajudando a OI TV ser a única operadora de TV por assinatura que cresceu nos últimos anos, e também colaboramos na consolidação das operações de HughesNet no Brasil”, afirma.
Os próximos meses também serão intensos, garante Blatt: “Temos um planejamento de lançar inúmeros novos produtos em 2019, de áreas diferentes, e inclusive alguns inéditos no mercado brasileiro. Acreditamos que com o reaquecimento da economia e nossa capilaridade de distribuição, com mais de 30 mil lojas, os resultados para este ano serão muito promissores. E também estamos desenhando os primeiros passos de nossa expansão internacional, que começará pela América Latina”, diz o diretor.
HISTÓRIA DE SUCESSO
Para completar 30 anos com uma história de muito sucesso e crescimento contínuo, a ELSYS fez da inovação e da agilidade no mercado suas principais marcas. “A ELSYS se diferenciou no mercado de receptores via satélite ao criar soluções inovadoras em recepção de sinal de TV em todo o Brasil, com melhor desempenho e funções exclusivas, garantindo melhor alcance, qualidade e estabilidade de sinal, facilidades na instalação, simplicidade na operação e alta durabilidade”, conta o CEO Damian Zisman.
Compondo a liderança no segmento de receptores de TV analógicos, digitais via satélite e por assinatura DTH Banda-Ku e ainda atuando fortemente no segmento de telecomunicações, a ELSYS possui uma das maiores redes de distribuição do Brasil com mais de 30.000 pontos de venda em todo o país, sendo 10.000 pontos credenciados de instalação e assistência técnica.
A empresa atua no segmento de TV por assinatura Banda Ku em parceria com a Oi TV, oferecendo o ELSYS Oi TV Livre – com plano livre de mensalidade e pacotes pagos -, e também no segmento de telecom. Não por coincidência, a Oi TV é a operadora de TV por assinatura que mais cresceu nos últimos anos, mesmo diante do cenário adverso daquele setor no Brasil. A ELSYS é ainda parceira da Rede Globo em projetos estratégicos ligados à migração do sinal terrestre para a TV digital, e também é parceira e da Hughes no serviço, comercialização e distribuição de internet via satélite HughesNet.
No segmento B2B, fabrica placas e produtos eletrônicos para a Linha Branca e linha marrom, atendendo empresas líderes em seus segmentos, como Whirpool, Mondial e Semp Toshiba, além da oferta de soluções para provedores de internet, de menor porte. O início das atividades da ELSYS, em 1989, foi em projetos de módulos eletrônicos para o mercado de Linha Branca, abastecendo a crescente indústria nacional. Em 1992 inauguro a fábrica em Manaus e, em 1994, tornou-se uma das primeiras empresas brasileiras a obter a certificação ISO 9000.
Apostando na inovação, a empresa lançou novos produtos para atender a necessidades específicas dos consumidores brasileiros – como o Amplimax, que permite acesso à Internet e realização de chamadas telefônicas mesmo em locais de difícil acesso.
NOVAS LINHAS DE NEGÓCIOS
Os produtos da nova linha de áudio e acessórios da ELSYS são voltados para uso pessoal, e chegam ao mercado através da rede de lojistas que trabalham com a marca em todo o Brasil, e também de sua operação de e-commerce (loja.elsys.com.br). A nova linha inclui produtos de áudio, como fones de ouvido com fio e Bluetooth e caixas de som Bluetooth, e também acessórios para celular, como carregadores e cabos de dados.
Em dezembro também foi apresentada a linha de segurança, com câmeras de fácil instalação para utilização em residências, casas de campo ou praia, sítios ou pequenos comércios. O primeiro modelo a chegar no mercado foi o ESC-WR2, e ao longo de 2019 uma série de novos produtos comporão a nova linha. A câmera ESC-WR2 tem conexão Wi-Fi e conta com recursos tecnológicos avançados, como possibilidade de acompanhar os ambientes monitorados em tempo real pelo celular controlar a movimentação das câmeras e até comunicar-se por voz.