12/07 – Fonte: Valor Investe
Volume vendido pela indústria ao varejo caiu 19% até maio; na linha branca, recuo foi de 24%
As vendas da indústria de eletrônicos e eletrodomésticos neste ano devem, na melhor das hipóteses, empatar com o volume vendido em 2021, mesmo com a Copa do Mundo em novembro. A projeção é da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). No ano passado foi registrada queda de 7,2% em relação a 2020.
Esse cenário não é muito diferente do que está ocorrendo no resto do mundo. A empresa de dados Statista projeta recuo de 2,7% na venda em valor (não estima volume) em 2022, mesmo com alta inflação nos preços desses produtos nos países, o que indica volumes vendidos menores, após a crise nas cadeias de suprimentos.
No Brasil, de janeiro a maio houve queda de 19% nas vendas em volume ao varejo em relação ao mesmo período do ano passado, diz a Eletros, para 31,4 milhões de unidades. O recuo reflete a base mais forte de comparação — o setor ainda se beneficiava no começo de 2021 do auxílio emergencial — e a desaceleração na demanda de bens atrelados ao crédito e juros.