Sabe como funciona uma torradeira?

16/06 – Fonte: UOL

 

Tem gente que acha que é supérfluo, mas quem possui uma torradeira — ou tostadeira — elétrica em casa sabe a delícia que é um pãozinho bem tostado. Mas você sabe como funciona esse equipamento?

A gente coloca as fatias de pão nas cavidades da torradeira, abaixa a alavanca e a magia acontece. Quer dizer, não tem nada de mágico aqui. A tal alavanca é o que ativa o equipamento como se fosse o botão de ligar. A partir daí, o aparelho esquenta o seu pãozinho para fazer a torrada.

 

“As torradeiras elétricas são uma maneira prática e rápida de deixar o pão quentinho, torrado e até crocante na medida certa. Elas funcionam por meio de resistências que aquecem de maneira igual os dois lados das fatias dos pães”, explicou Flamarion Pirtouscheg, gerente de categoria na Electrolux.

 

Normalmente, essas resistências são feitas com fio de nicromo (liga de níquel, cromo e ferro) envolvendo uma folha de mica para gerar radiação infravermelha e aquecer de maneira igual os dois lados das fatias dos pães. Depois de um tempo pré-estabelecido, uma bandeja automática empurra a torrada para fora do equipamento.

 

Segundo Ângelo Merlo, diretor de linha portátil da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), as torradeiras apresentam uma graduação que varia de 1 a 6, sendo 1 pouco tostado e 6 muito tostado.

 

“A torradeira possui também a função cancela para encerrar a tostagem quando o usuário percebe que já atingiu o padrão requerido. Alguns modelos mais sofisticados possuem ainda um botão de descongelamento, para usuários que congelam as fatias de pães e precisam descongelá-las diariamente. E outros também permitem a tostagem de um só lado do pão, função conhecida como bagel, quando se deseja tostar o pãozinho francês”

 

As torradeiras mais caras também vêm com painel LCD que mostra a contagem regressiva em tempo real, para o consumidor acompanhar o processo de tostagem com muito mais precisão, e uma função que pausa o processo para que a pessoa consiga verificar se o pão está no ponto de sua preferência. Caso não esteja, é só continuar de onde parou, sem precisar começar tudo do zero.

 

Claro que nem todas essas funções são úteis para todo mundo. Por isso, para Merlo, o consumidor deve sempre avaliar no momento da compra o produto que realmente necessita, as funções que pretende usar e o produto que mais combina com sua cozinha.

 

“Também é bom checar, pelas redes sociais, qual produto possui uma boa avaliação de uso e com isso buscar o produto onde encontrar a melhor opção de custos”, aconselhou.

 

 

Link: Torradeira: saiba qual comprar e entenda como funciona (uol.com.br)