PRESIDENTE DA ELETROS

Jorge Nascimento – Presidente Executivo

Conectados: Como você avalia a trajetória da Eletros nestes 28 anos?

Quando a ELETROS surgiu, em 1994, o ambiente de negócios no Brasil estava muito conturbado devido aos recentes impedimentos do Presidente da República e realização da abertura comercial, bem como a implementação de uma nova moeda visando o combate à altíssima inflação da época.

Assim, era necessário a superação dos imensos desafios de então e a necessidade de ações para o fortalecimento da indústria eletroeletrônica e eletrodoméstica nacional. Avaliando esses 28 anos, constatamos que a Eletros vem cumprindo seus objetivos, posto que muitos desafios foram superados e o nosso setor, representado pelas nossas 34 empresas associadas, é pujante e um dos mais prósperos e importantes da economia brasileira, respondendo por cerca de 3,5% do PIB da indústria. Como Entidade, ampliamos a atuação representativa, aumentamos o quadro de associadas, estamos em contínuo processo de reorganização e reestruturação para acompanharmos as mudanças no mundo associativo e das relações institucionais e nos solidificamos como protagonistas nos temas que envolvem o setor que representamos. Amadurecemos e avançamos!

Conectados: Quais os principais benefícios de ser associada?

As associadas Eletros têm a oportunidade de estarem em uma Entidade ao lado das mais importantes empresas do seu setor, promovendo a interação e cooperação entre elas, o poder público e a sociedade civil organizada com maior força política e diálogo assertivo na defesa dos seus interesses. Estar na Eletros é entender e participar da construção de políticas públicas do setor; é ter as demandas coletivas setoriais atendidas visando a melhoria do ambiente de negócios e diminuindo a imprevisibilidade. Além disso, a Eletros oferece às suas associadas uma série de prestações de serviços e orientações nas áreas tributária, comércio exterior, sustentabilidade, políticas industriais e acompanhamento legislativo. Ser associada Eletros é ter a possibilidade de construir a várias mãos o melhor para o setor eletroeletrônico nacional.

Conectados: Quais as principais pautas e os desafios mais importantes da agenda, na atualidade?

Estamos superando uma crise econômica causada pela crise sanitária do COVID-19, que enlutou famílias e desorganizou cadeias de negócios em todo o mundo. O maior desafio e prioridade máxima do setor foi salvar vidas no auge da pandemia. Ato seguinte foi o de manter em funcionamento as empresas associadas, já que a população, com a implementação das restrições de circulação, confinamento e isolamento social, necessitaram ainda mais dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para tornar seus lares ambientes de lazer, estudo e trabalho, além do habitual convívio familiar. Passado o momento mais crítico desta fase desafiadora, estamos agora envidando todos os esforços na construção de políticas e ações para a retomada da economia e o reaquecimento do setor, junto aos governos.

Há uma forte retração no consumo, pressão inflacionária grande, imprevisibilidade e perda do poder aquisitivo da população e, com este cenário, o setor de bens de consumo é fortemente impactado negativamente. Reverter esse quadro é a nossa maior prioridade no curtíssimo prazo. Pensando em curto prazo, temos as pautas de afinidade do setor como as revisões de políticas industriais, os temas relacionados à sustentabilidade ambiental e as Reformas estruturantes, como a Tributária que deve ocorrer no próximo ano.

A Eletros vem passando por uma forte transformação, visando à maior profissionalização do seu time, para fortalecer o seu posicionamento técnico, sem contar as mudanças estruturais importantes, como a nova sede. Tudo isso ao mesmo tempo em que a entidade vem sendo mais buscada para ingresso de novas Associadas.

Conectados: Quais as perspectivas de futuro, que futuras e atuais Associadas podem esperar em termos de gestão?

É imprescindível que as organizações acompanhem as mudanças e transformações do meio ambiente em que atuam, para que se mantenham interessantes, necessárias e atendendo plenamente seus propósitos. Isso é ainda mais forte e necessário com a Eletros, considerando que a Entidade representa um setor com empresas dinâmicas, que demandam providencias associativas ágeis e eficazes e que convivem em um ambiente de negócios em constante progresso, altamente competitivo e sensível às intempéries do mercado. Além disso, atualmente, nas relações institucionais que visem a defesa de interesses de classes, não é mais concebível retóricas inconsistentes e sem fundamentos. Diante disso, houve a necessidade de ressignificar a Associação, redirecionando seus propósitos para que estivessem ainda mais alinhados com os interesses das suas Associadas; dotando-a de uma equipe técnica mais profissional e proativa; com o foco fiel às suas atividades fins; com uma profunda revisão e atualização da sua governança; e com estrutura condizente com os desafios a serem superados. Entendemos que dessa forma teremos uma Eletros ainda mais forte em sua atuação e na prestação de serviços às Associadas. Com a implementação plena das ações que estão sendo planejadas, aos 30 anos de existência vivenciaremos em nossa Entidade uma realidade ainda melhor para todos aqueles que vivem e convivem com a Associação.