29/10 – Fonte Portal Eletrolar.com (online)
Presentes em quase todas as casas do País, fogão e geladeira formam um par rentável para o varejo. Com mais tecnologia e design, os produtos premium viram o faturamento crescer de janeiro a agosto deste ano. O Natal promete.
Fogão e geladeira, a dupla mais necessária na cozinha, marcam presença em 98,1% das casas brasileiras, de acordo com os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Ambos, considerados produtos de primeira necessidade, ganharam muito em design e sofisticação nos últimos anos, devido, principalmente, aos avanços da tecnologia e à valorização da cozinha como espaço gourmet.
De janeiro a agosto de 2019, os refrigeradores tiveram melhor faturamento, com variação positiva de 13,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. “Isso tem a ver com a sofisticação do produto, o que é premium ganhou importância, e a variação está ligada à subida do dólar, uma transversal que impacta quase todas as categorias”, diz Rui Agapito, diretor da empresa de pesquisas GfK.
Com mais e melhores produtos, os fogões de piso, que evoluíram muito em design, viram seu faturamento crescer, com variação positiva de 9,5%. O mercado cresceu 3% em volume e 11% em receita no primeiro semestre de 2019, conforme a GfK. “Acreditamos que isso se deve ao incremento de novos modelos, principalmente na categoria de mesa de vidro, que contribuiu muito para a retomada das vendas, que vinham em queda nos últimos anos”, conta Henrique Fonseca, diretor de vendas e marketing da Mueller Fogões.
Vendas em alta
O Natal é uma data promissora para as vendas, aguça a vontade de renovar a casa, o que é viável com o reforço do 13° salário. A isso, soma-se o fato de a Linha Branca ter obtido bons resultados no início de 2019. “Consumidor e varejo estão motivados e sinalizam excelente oportunidade de vendas no período. Acreditamos que o volume de vendas será superior ao de 2018, com evolução do tíquete médio”, diz Clovis Simões, diretor comercial da Atlas Eletrodomésticos.
Na Linha Branca, os negócios têm crescido expressivamente, conta Sergei Epof, diretor-executivo da Panasonic. “Em seis anos de operação, tornou-se o segundo mais importante para a empresa no País. Aproximou-se de outra operação bastante relevante para nós, que é a de TVs. “Otimista frente ao quarto trimestre também está Marcelo Pinto, superintendente da Esmaltec. “O mercado já vem mostrando sinais de melhora na economia, o que só reforça a nossa crença de que este será um bom ano.”
Amplo, o mercado de refrigeradores cresce em função de diversos fatores, diz Ilan Kibrit, gerente de produtos da divisão de digital appliances da Samsung Brasil. “Entre eles, a modernização do varejo em geral e mudanças de hábitos dos consumidores cada vez mais atentos, de diferentes classes sociais, que demandam das marcas um portfólio de produtos com opções ajustadas às suas exigências, além do avanço da tecnologia e de novas tendências.”
Novidades e tendências
Ao acompanharem os avanços da tecnologia, os Eletrodomésticos estão, atualmente, muito direcionados à casa conectada, conta Kati Dias, gerente-executiva de Linha Branca da LG do Brasil. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e procuram por produtos que entregam esse benefício. Por isso, nossos refrigeradores têm dispositivos de Wi-Fi, que permitem comandar os aparelhos remotamente.”
Como um todo, o mercado tem algumas tendências, diz Felipe Camargo, diretor de marketing kitchen da Whirlpool. “A primeira é a tecnologia frost free, com a qual não é preciso descongelar a geladeira. Os produtos coloridos estão dominando a cozinha, e as geladeiras com freezer embaixo vêm crescendo. Outra tendência é o Evox, que dá dupla proteção ao produto com o revestimento contra ferrugem e erosão.”
A tecnologia tem peso importante no produto. “A procura é por opções que oferecem mais espaço e tecnologias que facilitam o cotidiano”, diz Renata Dirickson, gerente da categoria food preservation (geladeiras) da Electrolux. “Em fogões, a tendência de experiência gastronômica é nítida”, acrescenta Antônio Bernardes, também gerente de food preservation (fogões), da Electrolux. Confira, a seguir, as opções de fogões e refrigeradores para o Natal.
Destaca três linhas: Dakolors, Dako Glass e Supreme Glass. A primeira tem fogões em cores fortes – vermelha, amarela, azul, branca e preta -, de quatro ou cinco queimadores, com tecnologia italiana, mesa de vidro temperado, trempes em ferro fundido e display digital soft touch com funções de timer para desligamento do forno e do grill. Tem, ainda, forno com acabamento limpa fácil (a gordura não gruda), iluminador interno e turbo convecção, que assa os alimentos por igual.
Com design moderno e grafismos na mesa de vidro temperado sem molduras e na porta do forno, a linha Dako Glass tem versões com cinco e quatro queimadores desenvolvidos com tecnologia italiana, manípulos removíveis e trempes em ferro fundido. Possui acabamento limpa fácil, forno com iluminação, duas grades, uma auto deslizante e outra deslizante, e puxador em alumínio escovado. O produto é bivolt e tem garantia de um ano.
O modelo Dako Supreme Glass é comercializado nas cores branca e inox, com opções de quatro e cinco queimadores e fornos com capacidade de 60 e 100 litros, respectivamente, conta Clovis. “Além de características como mesa de vidro temperado sem moldura, manípulos removíveis e trempes de ferro fundido, o forno tem visor amplo, iluminação, acendimento automático e duas grades deslizantes.”
Aposta nos refrigeradores DF56S e TF55S, que permitem organizar melhor os alimentos graças às prateleiras reversíveis e retráteis no freezer e na geladeira e às deslizantes Fast Adapt. “São frost free e têm o sistema Ice Max, compartimento para produção de gelo com exclusivo sistema sem respingos e sem mistura de odores, além da função turbo freezer e drink express para bebidas e alimentos que precisam de refrigeração em pouco tempo”, diz Renata.
Em fogões, a marca classificou o seu portfólio em três linhas: Essencial, Experience e Expert. Dentro desta última, lança os modelos com mesa de vidro temperado 52LPV e 76GS, com quatro e cinco queimadores, respectivamente. O modelo 76GS tem potente queimador tripla chama e porta full glass, que possibilita maior visibilidade do interior do forno.
O modelo 52LPV, também com full glass e mesa com vidro temperado, tem máxima potência e robustez com os dois queimadores rápidos, que aceleram o preparo das receitas. “O sistema de grades individuais do fogão impede que os líquidos derramados se espalhem em sua superfície. O forno tem vidro interno removível para facilitar a limpeza”, destaca Antônio.
Apresenta os refrigeradores RCD34 e o RCD38, produtos robustos, com design moderno e sofisticação na medida certa, destaca a empresa. Os modelos têm tecnologia com etiqueta do Inmetro, Selo Procel, classificação A em eficiência energética e estética para as cozinhas modernas. O RCD34 é apresentado em branco, preto e inox, e o RCD38, em branco e inox.
Em fogões, destaca a nova linha Glass, com as famílias Ágata e Jade. “São modelos que trazem mais praticidade, tecnologia e economia para o dia a dia, apresentados nas versões de quatro e cinco queimadores, nas cores branca, preta e inox”, conta Marcelo.
Entre os diferenciais da linha Glass, está a mesa de vidro temperado. O modelo Jade Glass conta com trempes de ferro fundido, individuais, que facilitam a limpeza, forno autolimpante e queimador wok 5Q com tripla chama, o que possibilita o preparo de receitas em menor tempo.
Para o Natal, seus destaques são o refrigerador LG Monarch 4 InstaView e o New Lancaster InstaView, ambos com a inovadora tecnologia InstaView? da LG. O Monarch 4 InstaView é french door, ou seja, tem quatro portas, duas na parte superior, que são o refrigerador, uma na parte inferior, que é o freezer, em formato de gaveta, e uma do exclusivo sistema Door in Door. “O refrigerador é econÒmico e silencioso graças ao seu compressor Linear Inverter? e mantém o ar puro com o filtro Hygiene Fresh+?, que elimina até 99,999% das bactérias. Sua capacidade é de 552 litros”, detalha Kati.
O LG New Lancaster InstaView?, com o mesmo compressor e filtro, permite rápida visualização do seu interior, com só dois toques. O mecanismo deixa transparente a parte superior da porta, em vidro, e acende uma luz por 10 segundos, o que economiza energia e mantém os alimentos frescos por mais tempo. É side by side, tem capacidade de 601 litros e é dotado do sistema Door in Door, que dá fácil acesso aos alimentos preferidos e diminui a perda de ar frio em até 46,5%.
Mais um refrigerador da marca, o side by side New Lancaster Door in Door – com compressor Linear Inverter?, que garante economia de 32% de energia e diminuição de ruído de 25%, e filtro Hygiene Fresh+? – dispõe da tecnologia FreshBalancer, exclusiva da LG, que mantém a umidade de frutas e legumes. A tecnologia Express Freezer? permite mudar a temperatura do freezer remotamente, por meio do aplicativo Smart ThinQ. A capacidade é de 601 litros.
Seus destaques são os fogões de cinco bocas da linha Vetro, o Decorato Vetro e o Fratello Vetro, que unem o design dos cooktops à eficiência e praticidade dos fogões tradicionais. “Conta com a Bordetc, uma borda de segurança patenteada pela Mueller, que protege a mesa contra impactos, reduzindo os riscos de avarias durante o transporte até o lojista e também para o consumidor”, diz Henrique.
Outro diferencial está nas grades, que são individuais e possuem seis pontos de contato com as panelas, trazendo maior estabilidade na hora de cozinhar. Além disso, o encaixe das grades no fogão é quadrado e em baixo relevo, o que as deixa mais firmes. Contam, também, com mesa de vidro temperado.
Com acabamento em inox escovado e porta espelhada, o fogão Decorato Vetro, produto de entrada na categoria de mesa de vidro, conta com todos os diferenciais da linha. Possui forno de 81,6 litros, interior Total Clean, que facilita a limpeza, e cinco queimadores: um central ultra chama, com 3.700 W de potência), dois família, com 2.000 W, e dois médios, com 1.700 W.
Para o Natal, destaca a geladeira Black Glass NR-BB53GV3B, com porta de vidro preto, temperado, painel Easy Touch e tecnologia Inverter, que controla o funcionamento do compressor, detectando as variações de temperatura do refrigerador de acordo com o abre e fecha da porta e a quantidade de alimentos. Essa tecnologia diminui o consumo de energia, torna o produto mais silencioso e o congelamento, muito mais rápido.
Outra tecnologia do produto é a Econav, trazida com exclusividade ao Brasil pela Panasonic. “Ela monitora automaticamente o uso do refrigerador durante as três últimas semanas por meio de sensores, otimizando seu funcionamento e reduzindo o consumo de energia em até 10% sem diminuir a eficiência da refrigeração”, conta Sergei.
Com capacidade de 452 litros e freezer na parte inferior, tem a função Vitamin Power, que libera luzes de LED que simulam a luz solar, potencializando as vitaminas C e D dos alimentos, e o Climate Control, controle automático de umidade para preservar os vegetais por mais tempo. Internamente, tem espaço especiais para pizza, latas, tetra pak, garrafas de 3 litros e de 600 ml. Conta com um biodesodorizador que elimina grande quantidade de bactérias.
Disponibiliza o Family Hub e o novo side by side RS65. O refrigerador Family Hub, disponível com software Tizen 4.0, possibilita ao consumidor saber, pelo smartphone, o que está dentro do refrigerador (por conta das câmeras internas do recurso View Inside), a data de validade de cada produto e a programação dos alimentos que devem ser consumidos prioritariamente.
Três câmeras na porta registram a parte interna toda vez que a geladeira é aberta e fechada, e o histórico de alteração fica à disposição para conferência, a distância. O display touch screen de 21,5″, Full HD, permite vê-lo sem abrir a geladeira, e a tela atua como quadro de avisos digitais. “Com a integração do aplicativo SmartThings, é possível controlar outros dispositivos domésticos da marca”, destaca Ilan O produto tem capacidade de 582 litros, 10 anos de garantia e selo do Inmetro.
Com duas ou três portas, os modelos side by side RS65 têm tamanho compacto. O de três portas possui dois compartimentos separados, o que reduz a perda de ar frio em até 55%. Sua capacidade interna é de 602 litros (400 no refrigerador e 202 no freezer). Na versão de duas portas, a capacidade é de 617 litros (415 no refrigerador e 202 no freezer). O compressor digital Inverter, presente em todos os refrigeradores da marca, economiza energia em até 50%. Na cor inox look, todos têm display interno acessível, dispenser de água e gelo na porta e prateleiras de vidro que suportam até 150 quilos cada.
A detentora das marcas Brastemp e Consul aposta nos lançamentos do ano para o Natal. A marca Consul apresenta o seu primeiro refrigerador com freezer embaixo e frost free. Com a marca Brastemp, destaque para a geladeira Inverse 3, que tem três compartimentos independentes e o atributo Freeze Control Pro, uma gaveta com quatro sets de temperatura, para conservar vinhos brancos e espumantes na temperatura correta para consumo, carnes até 10 dias sem congelar, laticínios e cerveja gelada a até menos 4°C.
O refrigerador tem benefícios como o exclusivo Twist Ice Advanced, que permite abastecer as formas de gelo de maneira inteligente, evitando molhar o chão, além de desenformar o gelo facilmente e armazená-lo em um recipiente portátil e prático, diz Felipe. “Ele também se destaca pela beleza com seu acabamento interior na cor platinum.” O Espaço Adapt possibilita múltiplas combinações das prateleiras.
Em fogões, o destaque fica com o Brastemp Meat Control, de cinco bocas, na cor preta, com mesa de vidro temperado e puxador de alumínio escovado também preto. Com forno elétrico, tem design sofisticado e traz como diferenciais a Turbo Chama e as trempes duplas de ferro fundido, garantindo potência e velocidade no preparo dos alimentos.
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 133