27/08 – Fonte: O Globo
Apesar da concentração de datas favoráveis no segundo semestre, setor mostra um ‘otimismo moderado’ com o desempenho até o fim do anoBlack Friday, Copa do Mundo, entrada do 5G em operação, Natal. Mesmo com a concentração de datas favoráveis ao varejo no segundo semestre, grandes redes de lojas, fabricantes e associações que representam a indústria de eletroeletrônicos mostram “otimismo moderado” com o desempenho até o fim do ano.
Apesar do empurrão extra que estas datas costumam dar nas vendas, a inflação ainda em patamar elevado, os juros de 13,75% ao ano e o orçamento comprometido com as despesas do dia a dia podem frear a disposição do brasileiro para o consumo.
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O país ainda tem 66,8 milhões de inadimplentes, segundo os dados mais recentes do Serasa, com valor médio de dívida de R$ 4.211,83 por pessoa.
Se o cenário macroeconômico não contribui, um fator extra pode causar impacto: a injeção do Auxílio Brasil, de R$ 600, que começou a ser pago em agosto e vai injetar R$ 41,2 bilhões na economia. Para analistas, isso pode fazer com que as vendas cresçam acima do primeiro semestre.
Entre janeiro e junho, as vendas do comércio varejista brasileiro fecharam com alta de 1,4% em relação a igual período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.
— As vendas podem surpreender e superar expectativas. Copa do Mundo estimula venda de eletrônicos, bebidas. O Auxílio Brasil tende a dar uma oxigenada na economia. Embora o consumidor esteja mais racional no processo de compra, com inflação alta e juros elevados, as palavras promoção, liquidação e Black Friday acabam impactando. O consumidor é um ser emotivo — avalia o consultor Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, especializado em varejo.
José Domingos, superintendente geral da Lojas Cem, rede com 295 lojas de móveis e eletrodomésticos, que não tem e-commerce, tem avaliação mais cautelosa:
— O dinheiro não está sobrando. Muitas datas próximas não significam consumo. O cliente vai escolher o momento de consumir. O primeiro semestre surpreendeu, mas o segundo será desafiador.
No primeiro semestre as vendas nas Lojas Cem cresceram 25%. Mas, de julho a dezembro, dificilmente devem atingir dois dígitos, apresentando expansão entre 5% e 8%, prevê Domingos.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta semana, alcançou 124 pontos em agosto, redução de 1,8% em relação a julho, na comparação com ajuste sazonal.
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Foi o primeiro recuo no otimismo dos tomadores de decisão do varejo em quatro meses. No comparativo com agosto de 2021, porém, a confiança do comércio está 7,8% mais alta.
Em relação às expectativas, o índice de agosto apontou que 87,3% dos varejistas esperam que o comércio tenha desempenho melhor nos próximos meses. Mas cresce a parcela daqueles que consideram que as condições para operação vão ficar mais difíceis: 12,7% em agosto, a maior desde julho de 2021.
A CNC avalia que apesar da injeção de recursos na economia e no comércio, com a ampliação temporária da renda das famílias e da recuperação do emprego, a inflação e os juros altos têm atuado como limitadores do poder de compra das famílias, especialmente os de menor renda.
A Mondial, fabricante de eletroportáteis, que está recolocando no mercado este ano a marca de televisores Aiwa, manteve a previsão de fabricar 150 mil unidades no segundo semestre. O presidente da empresa, Giovanni Martins Cardoso, diz que a Copa do Mundo ajuda a puxar as vendas.
Oportunidades de venda
A venda de alguns produtos, como ferros de passar, tem crescido acima da média com a volta ao trabalho presencial. As vendas de air fryer cresceram até 25% no primeiro semestre, com mais gente cozinhando em casa, diz Cardoso:
A varejista Magazine Luiza aposta na Copa para alavancar as vendas. Na categoria esportes, por exemplo, serão oferecidos uniformes dos países participantes e a rede terá exclusividade na venda da bola oficial da Copa, a Al Rihla.
O que interfere na disposição para comprar Copa, 5G, Black Friday
Inflação alta
Injeção de recursos
O pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 deve injetar R$ 41,2 bilhões na economia até o fim do ano. Segundo especialistas, os recursos extras podem fazer com que as vendas surpreendam até o mês de dezembro.