Tecnologias 4k e 8k impulsionam a produção de televisores no AM

24/11 – Fonte: Em Tempo

Manaus – O mercado de televisores de ultradefinição chegou para ficar. Cada vez mais populares, os aparelhos 4k e 8k entraram nas casas dos brasileiros trazendo telas grandes com imagens de alta resolução, aliados a recursos inteligentes que transformaram as tradicionais TVs em centrais de entretenimento integradas ao melhor da tecnologia.

De acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), as televisões de tela de cristal líquido são o principal produto do Polo Industrial de Manaus (PIM) em termos de faturamento. De janeiro a agosto de 2019, rendeu aproximadamente US$ 2,89 bilhões em vendas, à frente de produtos como motocicletas (US$1,98 bilhão) e telefones celulares (US$1,94 bilhão). Só nos primeiros oito meses do ano, foram mais de 8,5 milhões de unidades produzidas – um crescimento de 3,98% em comparação ao mesmo período em 2018. A projeção é que, até o final de 2019, mais de 12 milhões de unidades de televisores saiam das fábricas do PIM. Isso corresponderia a um aumento de quase 5% em relação ao ano passado.

Dentro desse número, as novas tecnologias UHD representam um novo impulso para a indústria amazonense. Foi do PIM, por exemplo, que saiu o primeiro aparelho 8k do Brasil, fabricada pela Samsung. De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, isso mostra como o polo industrial da região mantem-se atualizado. “Há quem diga que nossos modelos são ultrapassados, mas não são. Nosso polo eletroeletrônico acompanha os mesmos processos de avanço tecnológico do resto do mundo. As multinacionais que estão instaladas aqui garantem que o que é lançado lá fora também seja lançado aqui”, afirma Azevedo, ao lembrar que 98% do que é produzido no PIM abastece o mercado interno.

Sobre a popularização das TVs de alta resolução, Nelson destaca que o consumidor está sempre em busca das novidades – o que incentiva a indústria a produzir mais e melhor. “Os bons números mostram que o consumidor abraça a modernidade e tem predição pelo novo, adquirindo modelos cada vez mais atualizados”, diz o representante da Fieam. Uma pesquisa da consultoria GFK do primeiro semestre revelou que as TVs UHD já representam 41% das vendas de televisores no Brasil em 2019 – o dobro do registrado em 2018.

 Novidades

O aumento nas vendas dos aparelhos 4K é observada no mercado brasileiro é positivo para as gigantes do ramo eletroeletrônico | Foto: Divulgação

O aumento nas vendas dos aparelhos 4k observada no mercado brasileiro é positivo para as gigantes do ramo eletroeletrônico. “As televisões 4K estão há um tempo no mercado e os consumidores já perceberam os benefícios dos aparelhos em relação à qualidade de imagem. Além disso, o mercado já conta com diversas opções de aparelhos, em diferentes faixas de preço, tornando-o cada vez mais acessível”, diz o responsável por produtos televisores da LG Electronics do Brasil, Pedro Valery.

A expectativa da LG é que a tendência continue com o reaquecimento da economia brasileira. Valery conta que o investimento em novos recursos para os televisores é uma marca da empresa. Entre as exclusividades da LG, está a plataforma de inteligência artificial, a ThinQ AI,  adesão ao Google Assistente e Alexa nos dispositivos, e a maior oferta de telas que vão desde o UHD até a Nano Cell e OLED.

“Dessa forma, o usuário pode realizar diversas pesquisas e gerenciar tarefas por meio do televisor, assim como controlar aparelhos inteligentes, transformando a TV em uma central de controle da sua casa”, afirma Pedro.

No catálogo da LG, estão as TVs UHD com resolução 4K, que alcançam resolução quatro vezes maior do que nas TVs Full HD, ocasionando em imagens mais realistas e cores mais vivas. Além da qualidade de imagem, os aparelhos também contam com as soluções de conectividade disponíveis um produto com características premium, com um valor mais acessível.

Tendência

A aposta na tendência da ultradefinição fez com que a Samsung arriscasse ao ser a primeira a trazer para o Brasil um aparelho 8k. Fabricado no PIM, a linha QLED Q900 foi lançada em abril deste ano. “Isso marcou o início de uma era no mercado nacional, devido ao significativo salto em resolução que produz uma sensação de imersão e realidade nos conteúdos assistidos, com contornos muito mais precisos, texturas altamente nítidas e uma intensa compreensão de profundidade”, diz Guilherme Campos, gerente sênior de produto da área de TV e Áudio e Vídeo da Samsung Brasil.

As TVS 8k da Samsung estão presentes em três tamanhos, com valores de R$ 22.999 até R$ 64.999,00 para o de 82’’ polegadas. O preço elevado pode assustar à primeira vista, mas o gerente explica que a tecnologia atende o que consumidor pede.  “Os consumidores têm acesso cada vez mais rápido e mais fácil às informações e tendências do mercado e, para se adaptarem a esse segmento, que está cada vez mais digital e influenciado pela inteligência artificial, estão mais exigentes. Eles esperam praticidade, qualidade, conectividade e design em um mesmo produto”, afirma.

“A popularização do painel em si fez os preços se ajustarem e hoje a diferença entre telas FHD muitas vezes são menores do que 10%. Em diferente linha do tempo, acreditamos que este será o movimento para telas em 8K”, aposta Guilherme.

Fonte: http://d.emtempo.com.br/economia/179433/tecnologias-4k-e-8k-impulsionam-a-producao-de-televisores-no-am