03/11 | 3º Seminário de Propriedade Intelectual: Construindo uma Agenda para o Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promovem, no dia 5 de novembro, o 3° Seminário de Propriedade Intelectual: Construindo uma Agenda para o Brasil. As inscrições para o evento, que será realizado na Casa Pompéia, em São Paulo, já estão abertas.

O Seminário terá quatro painéis sobre os seguintes assuntos: estratégias nacionais e de outros países para a Propriedade Intelectual; criações autorais e industriais brasileiras; a Propriedade Intelectual como objeto de negociação em acordos internacionais; e os resultados de recentes ações do INPI. No intervalo do evento será servido almoço preparado pela ex-MasterChef, Irina Cordeiro. O cardápio contará com ingredientes de Indicações Geográficas.

 

Carga horária:

. 08 horas

 

O que está incluso:

. Workshops

. Café da manhã

. Almoço

. Certificado de participação

 

Valor por participante:

. R$ 576,00

 

Programação:

8:45 – 9:15

Credenciamento e Welcome Coffee

9:15 – 9:30

Abertura

9:30 – 10:30

Keynote

10:30 – 11:45

Painel 1: Estratégia nacional de PI

Contexto: A Organização Mundial da Propriedade Intelectual define estratégia nacional de propriedade intelectual como um conjunto de medidas, formulada e implementada pelo governo, para encorajar e facilitar a criação, o desenvolvimento, o gerenciamento, e a proteção da propriedade intelectual no país. Em 2019, o Brasil começa  a se preparar para elaborar a sua estratégia.

Objetivo do painel: Apresentar estratégias nacionais de propriedade intelectual elaboradas e implementadas por outros países; Conhecer os resultados atingidos por outros países por meio de suas estratégias; Apresentar o projeto de criação da estratégia brasileira; Entender como o setor privado pode se engajar nessas iniciativas.

11:45 – 13:00

Painel 2: O Brasil que a gente produz

Contexto: Qual é o cenário das criações intelectuais brasileiras em 2019? Quais são as indicações geográficas que estão sendo desenvolvidas no Brasil? Quais são os designers brasileiros que estão desenvolvendo novos produtos? Quais são as invenções industriais brasileiras que estão chegando ao mercado? Quais são os novos produtos culturais que estão sendo produzidos?

Objetivo do painel: Apresentar criações autorais e industriais brasileiras; Comentar a estratégia de proteção intelectual; Apresentar oportunidades de licenciamentos e outros modelos de negócio.

13:00 – 14:00

Almoço

Menu elaborado com produtos brasileiros com Indicações Geográficas registradas pelo INPI

14:00 – 15:30

Painel 3: Negociações internacionais

Contexto: Os acordos comerciais entre Mercosul-União Europeia e Mercosul-EFTA foram concluídos em 2019, incluindo cláusulas sobre propriedade intelectual. Novos acordos envolvendo o Brasil  estão em andamento, como por exemplo, com Canadá e Coreia do Sul, e mais uma vez, a propriedade intelectual deve ser objeto de negociação.

Objetivo do painel: Comentar as cláusulas negociados nos Acordos entre Mercosul-União Europeia e Mercosul-EFTA; Apresentar o status das negociações em andamento; Relatar a atuação dos negociadores brasileiros; Discutir aspectos técnicos de temas em negociação.

15:30 – 15:45  

Coffee-Break

15:45 – 17:00

Painel 4: INPI

Contexto: O sistema brasileiro de propriedade intelectual passa por um processo de transformação. Após longo período de discussão, o Brasil aderiu ao Protocolo de Madri e o INPI implementou medidas para reduzir o estoque de pedidos de patentes pendentes, bem como o tempo médio de decisão.

Objetivo do painel: Apresentar o cenário atual; Discutir os primeiros resultados do plano de combate ao backlog de patentes; Identificar quais são as próximas ações do Instituto; Discutir pontos de melhoria.

17:00

Encerramento

 

INSCRIÇÕES