01/10 – Fonte: Jornal do Oeste online
Esse alerta é ainda maior quando eles não são usados da maneira “correta. Para isso, todo cuidado é pouco quando se trata destes aparelhos. A assessoria da Copel dá algumas dicas de “cuidados com eletrodomésticos que o cidadão deve ter no seu lar. A Copel preparou um manual, que apresenta orientações importantes sobre o uso correto da energia elétrica e recomendações básicas para evitar acidentes.
No manual, a Companhia explica o que é choque elétrico. Ou seja, no contato com os fios de luz, o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte. No documento, a Copel ainda explica que a pessoa não deve mexer com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. “A água torna o choque muito mais perigoso”.
Além disso, ao ligar aparelhos nas tomadas, o cidadão deve verificar antes se o botão está desligado e se a voltagem (127 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.
ACIDENTES – “Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio)”, orienta o manual. O texto ainda sugere que protetores nas tomadas que estão ao alcance das crianças sejam colocados para evitar acidentes.
Também é orientado que a pessoa tenha cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado, pois pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.
O cidadão deve desligar e retirar o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos; para evitar choques, fita isolante deve ser colocada nos fios desencapados ou nas emendas. “Mantenha os fios e plugues em superfícies quentes”, sugere o manual.
Outras orientações da Companhia são substituir as tomadas ou os interruptores com partes derretidas ou queimadas e evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando “T” (benjamin) ou extensões improvisadas.