Entrevista Daniele Cardani – vice-presidente de Linha Marrom
1 – Qual seu panorama sobre o ano que se encerra e quais foram os principais desafios do segmento em 2022?
Acredito ser um consenso que o mercado e a indústria começam a ter um horizonte mais claro para seus planejamentos de médio e longo prazo. 2022, com seus inúmeros acontecimentos e particularidades, proporcionou momentos de maior incerteza, mas, mesmo com eventos como a alta do dólar, eleições e uma Copa do Mundo em um período diferente, foi possível manter o nível de negócios e comemorar bons resultados.
2 – Qual a expectativa, na sua leitura, para o próximo ano? Quais os pontos positivos que podem aquecer o mercado em 2023?
Vejo 2023 de forma bastante positiva, mesmo com as incertezas que uma mudança bastante intensa na linha do governo e um panorama internacional difícil podem trazer.
Isto não significa que serão meses de tranquilidade, mas sim de trabalho árduo e criatividade. Uma nova agenda econômica e de desenvolvimento nos espera e, estou seguro de que continuaremos buscando inovar e construir positivamente o nosso caminho.
3 – Quais os principais desafios da agenda setorial em 2023?
Continuaremos trabalhando para melhorar o nosso ambiente de negócios procurando corrigir distorções e ameaças no âmbito tributário e dos incentivos regionais.
Por outro lado necessitamos estar preparados para atender às demandas crescentes da agenda climática e ambiental, algo imprescindível e que ganha importância dia a dia.
O setor precisará intensificar seus esforços na otimização da sua capacidade produtiva e inovação para atender a esta demanda com consistência e qualidade.
Estou seguro de que este é um objetivo comum e muito importante a médio e longo prazos.
4 – Apesar de um momento econômico desafiador, a indústria deve seguir investindo em inovação nos seus produtos no próximo ano? Há alguma inovação tecnológica por vir?
Crescer significa investir em inovação tecnológica, produtos e processos trazendo melhorias contínuas de ponta-a-ponta e contribuindo positivamente com o desenvolvimento do setor. Somos incansáveis na busca por melhorias e temos como foco oferecer aos consumidores as melhores opções em produtos e tecnologia e, para 2023, não será diferente!