PRESIDENTE DO CONSELHO
Edward Feder – Diretor Geral da Elgin
Conectados: A Eletros completa 28 anos em meio a um momento importante para o país, no cenário político e enormes desafios no campo econômico, em especial no que tange à renda das famílias. Na sua visão, qual a importância de se manter uma entidade setorial forte, unificada em prol dos grandes interesses comuns das empresas?
Edward: A Eletros representa um dos setores industriais mais relevantes e que é considerado o termômetro do desempenho da economia, por isso, historicamente, atuamos fortemente em temas que buscam a melhoria do ambiente de negócios, retomada da força econômica e melhoria da nossa competitividade. Nossa Entidade tem como uma das suas maiores características a participação intensa das associadas nas análises, construções e deliberações de ações em prol do setor. Como o momento atual requer a tomada de ações e medidas ainda maiores, considerando os desafios complexos existentes, como forte retração no consumo e uma imprevisibilidade sobre qual será a política econômica a ser adotada a partir do ano que vem, mais uma vez será a atuação das nossas associadas que fará a diferença. Historicamente, superamos todos os desafios impostos e neste caso nada será diferente. Coragem para encarar os desafios, ousadia, superação e a sinergia de atuação com as Associadas são ainda mais necessários. Vamos superar este momento e nos fortalecer ainda mais!
Conectados: O senhor considera importante o papel da Eletros para o futuro do setor produtivo nacional?
Edward: A Eletros representa o setor eletroeletrônico e eletrodoméstico nacional com muito orgulho, ciente da nossa responsabilidade com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. O resultado do nosso trabalho associativo tem se convertido em um grande privilégio para o nosso país que, como poucos no mundo, conta com um parque produtivo robusto, que se utiliza de tecnologia de ponta, gerando milhares de empregos altamente qualificados e com desempenho que não fica atrás em competitividade e inovação em relação a outros países. Ter as principais marcas globais do setor produzindo em território nacional, juntamente com as empresas de capital nacional também competitivos globalmente, faz do Brasil um dos principais centros industriais do nosso setor no mundo. Recentemente, mostramos nossa importância e força quando houve medidas de restrição de locomoção e isolamento social, pois enquanto muitos países sofriam com o desabastecimento, mais de 100 milhões de unidades de produtos foram entregues nas casas dos brasileiros. Somos representantes de um único setor produtivo, mas empenhados em ajudar no crescimento e desenvolvimento de toda a indústria nacional.