A Eletros

A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros, reúne e representa as maiores e mais importantes indústrias nacionais de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do país.

Sem fins lucrativos, a Eletros foi criada em 1994, e hoje congrega 34 indústrias do setor, espalhadas pelo país. Atua na busca de construir caminhos que fomentem o desenvolvimento do setor e preservem a sua operacionalidade.

Na prática, a missão da Eletros é contribuir para consolidar a indústria nacional como grande geradora de renovação tecnológica, emprego, renda e sustentabilidade.

Atualmente, representa 4 segmentos do ramo eletroeletrônico e eletrodoméstico:

  • Ar-Condicionado: produto que controla a temperatura de um ambiente, captando o ar externo e substituindo o ar quente presente, pelo ar fresco. Suas funções podem incluir: arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem, ventilação do ar e até aquecimento.
  • Linha Branca: eletrodomésticos de maior porte, como geladeiras, fogões, lavadoras de roupas, micro-ondas, entre outros.
  • Linha Marrom: designação internacional para identificar aparelhos de uso doméstico, para informação e entretenimento, como TVs e equipamentos de áudio e vídeo. A origem do nome vem da cor predominante nas caixas com que estes produtos costumavam vir embalados no passado, e também, da cor das caixas acústicas, em tons castanho, baquelite ou plástico na cor madeira.
  • Linha Portátil: eletrodomésticos que podem ser transportados com facilidade, levados de um lado para o outro, como liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, cafeteiras, secadores de cabelo, entre outros.

Atuação

Internamente, a Eletros é o ambiente de debate e deliberação de suas Associadas. Aqui, temas atuais e sempre relevantes entram em pauta, buscando consenso sobre como contribuir para o melhor e mais eficiente encaminhamento das demandas do setor.

Externamente, a Eletros trabalha para concretizar as suas ações, sempre consciente da sua missão maior com o país e com as pessoas.

Para fazer tudo isso acontecer, distribuímos as nossas Associadas e a nossa equipe interna em Conselhos Setoriais e Grupos Especializados, de acordo com a experiência de cada um com o objetivo de dar subsídio e apoio técnico ao desenvolvimento de estudos, propostas e posições personalizadas, que fundamentam as nossas ações.

Fóruns de Debate

CONSELHOS SETORIAIS: cada um dos quatro segmentos do setor (Linha de Ar-Condicionado, Linha Branca, Linha Marrom e Linha Portátil) detém o seu conselho. Nele, são deliberadas as pautas afeitas às respectivas políticas industriais, além de serem construídas soluções técnicas e institucionais para todas as pautas da Entidade.

GRUPOS TÉCNICOS SETORIAIS: nesses grupos, processos fabris e normas técnicas são discutidos em profundidade pelos representantes das nossas Associadas. Em geral, engenheiros de produtos. Como resultado, criam-se encaminhamentos e/ou propostas para o aprimoramento das mais diversas operações industriais para um produto, como, por exemplo, para inovações tecnológicas, para revisão de eficiência, para certificações etc.

GRUPO TÉCNICO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS: análises e discussões de propostas de Lei e de legislações já estabelecidas e que impactam o ambiente de negócios do setor. A partir desses debates, são construídos os caminhos para atuação da Eletros, a fim de levar ao conhecimento dos stakeholders soluções equânimes.

GRUPO TÉCNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR: análises e discussões sobre acordos internacionais e defesa comercial são o cerne da agenda do grupo. Somado a isso, todas as circunstâncias que podem interferir na competitividade do setor num mercado global de valor também são abordadas, como logística, infraestrutura e barreiras técnicas internacionais.

GRUPO TÉCNICO DE SUSTENTABILIDADE: análises e discussões sobre as iniciativas das Associadas para diversos assuntos relacionados ao meio ambiente, como Política Nacional de Resíduos Sólidos, substâncias perigosas, gases refrigerantes etc. E como interagir os assuntos de meio ambiente com suas repercussões econômicas e sociais.

GRUPO TÉCNICO TRIBUTÁRIO: análises e discussões para operações fiscais e tributárias. Também construção de caminhos que estabilizem os modelos tributários que fomentam as indústrias do setor.

História

Em 29.08.1994, um grupo de empresários da indústria eletroeletrônica nacional, se reuniu, com o objetivo de serem ouvidos como produtores de bens finais e alcançarem homogeneidade de interesses.

O início da formação da Associação foi liderada por Sérgio Prosdócimo, que comandava o Grupo Refripar (Refrigeração Paraná S/A) e  Eugênio Staub, na época representante da empresa Gradiente. Franciscus Sluiter, ex-presidente da Philips do Brasil, emprestou sua própria casa para as primeiras reuniões da Eletros.

A construção do primeiro estatuto da entidade foi coordenado por Edson Vismona, advogado da Associação no período e ex-secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, com o auxílio de Dorothea Werneck, ex-Ministra da Indústria e do Comércio.

Isso tudo aconteceu na Rua Galvão Bueno, 430, 6º andar, antiga sede da Sanyo.

Assim, a Eletros foi criada!

Ao longo de sua existência, pôde contar, com importantes nomes da indústria nacional em sua gestão. Todos, movidos pela dedicação e pelo empenho, deram voz ao setor eletroeletrônico.

Presidentes do Conselho Administrativo

1994 - 1995 Eugênio Emílio Staub
(Gradiente)
1995 - 1996 Sérgio Marcos Prosdócimo
(Umuarama)
1996 - 1997 Jairo Cupertino
(Philco)
1997 - 1998 Antônio Carlos Romanoski
(Electrolux)
1998 - 1999 Sérgio Barcellos
(BS Continental)
1998 - 1999 Rogério Amato
(Panasonic)
1999 - 2000 Nelson Sany Wortsman
(CCE)
2000 - 2003 Cláudio Vita Filho
(Itautec-Philco)
2003 - 2007 Paulo Frederico de Oliveira Periquito
(Multibrás-Whirlpool)
2007 - 2010 Sérgio Rubens
(Semp Toshiba)
2010 - 2013 Ichiu Shinohara
(Panasonic)
2013 - 2017 Armando Ennes do Valle Jr.
(Whirlpool)
2017 - Atual Edward Feder
(Elgin)

Presidentes Executivos

1995 - 1999 Roberto Brás Matos Macedo
1999 - 2007 Paulo Rachid Saab
2007 - 2018 Lourival Kiçula
2018 - Atual Jorge Nascimento

Veja Nossa Linha do Tempo