Quem Somos

A ELETROS - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos reúne os maiores fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos de consumo do País. São 30 empresas associadas, que representam marcas importantes dos segmentos de linha brancaRefrigeradores, lavadoras, fogões, secadoras, lava louças, condicionadores de ar, fornos micro-ondas, freezers, bebedouros, coifas, mini-adegas, purificadores de água, entre outros., áudio e vídeoTelevisores, DVD, Blu-Ray, home-theaters, aparelhos de áudio, auto-rádios, câmeras digitais, caixas acústicas, videogames, entre outros. (linha marrom) e linha de portáteisLiquidificadores, batedeiras, tostadores, ventiladores, aspiradores de pó, espremedores de frutas, ferros de passar, processadores de alimentos, cafeteiras, barbeadores, enceradeiras, moedores, aquecedores, sanduicheiras, fritadeiras, entre outros..

Criada em 1994 com o objetivo de representar os interesses do setor junto às entidades e aos órgãos públicos e privados do Brasil e exterior, a ELETROS atua de acordo com os seguintes princípios:

  • Contribuir para o desenvolvimento industrial do País
  • Oferecer produtos competitivos, que atendam às necessidades do mercado e estejam em linha com o que se produz de melhor no Brasil e exterior
  • Buscar menores custos e maior qualidade de produtos para atender melhor os consumidores
  • Promover o debate sobre questões que contribuam para desenvolver o setor, gerar empregos, ampliar seus investimentos, sua participação no PIB e na pauta brasileira de exportações.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento industrial do País, respeitando o meio ambiente, dentro de uma economia de mercado, promovendo:

  • as condições favoráveis para ampliar os investimentos com a consequente geração de empregos
  • a fabricação de produtos cada vez mais competitivos e voltados para os mercados nacional e internacional
  • a busca de menores custos e maior qualidade para satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores

Atuação da Eletros

ELETROS representa os interesses de seus associados, tratando de promover o debate e propostas sobre temas considerados de grande importância para o País e os fabricantes de eletroeletrônicos.

A entidade conta com conselhos setoriais nos três segmentos de atuação de seus associados (linha branca, de imagem e som e eletroportáteis). Também conta com grupos de especialistas nas áreas Técnica e de Meio Ambiente, de Apoio ao Legislativo, Comércio Exterior, de Assistência Técnica e Defesa do Consumidor, com o objetivo de dar subsídio e apoio técnico ao desenvolvimento de estudos, levantamento de dados e elaboração de análises e propostas.

A Eletros e o Consumidor

Os fabricantes de eletroeletrônicos associados a ELETROS têm o permanente compromisso de oferecer produtos de qualidade, a preços competitivos para os consumidores. A ELETROS, como entidade representativa do setor, contribui nesse sentido com a manutenção do Grupo de Assistência Técnica e Defesa do Consumidor.

Esse grupo tem como missão orientar os fabricantes sobre as normas técnicas de fabricação e as leis de defesa do consumidor, dando apoio técnico para auxiliar no cumprimento dessas normas e leis. Desta forma, contribui para o aperfeiçoamento das relações das empresas com seus consumidores.

Linha do Tempo

Por que foi criada a ELETROS?

Em 29/08/1994, um grupo de empresários reuniu-se querendo ser ouvido como produtores de bens finais e para que houvesse homogeneidade de interesses. Assim foi criada esta associação de fabricantes de bens finais.

Lideraram a formação da ELETROS os senhores Sergio Prosdócimo e Eugenio Staub.

Franciscus Sluiter, presidente da Philips do Brasil, emprestou sua própria casa para as primeiras reuniões da ELETROS.

O primeiro estatuto da entidade foi coordenado pelo dr. Edson Vismona com o auxílio da ministra Dorothea Werneck.

Isso tudo aconteceu na Rua Galvão Bueno, 430, 6º andar - sede da Sanyo, cedida pelo dr. Sergio Prosdócimo, que presidia o Grupo Umuarama, do qual a Sanyo fazia parte.

Assim se formaram os pilares dessa nova associação, que no transcorrer destes 17 anos, pôde contar, em seu Conselho de Administração, com importantes nomes da indústria nacional. Todos, movidos pela dedicação e pelo empenho, deram voz ao setor eletroeletrônico:

  • 1994

    Em 29 de agosto, fabricantes de produtos eletroeletrônicos se reúnem em uma associação para trabalhar pelo desenvolvimento da indústria brasileira e do País.

    Eugênio Emílio Staub foi o primeiro presidente do Conselho de Administração da Eletros no período de 1994 a 1995 em representação à empresa Gradiente.

    Ainda 1994, Roberto Macedo assumiu a presidência executiva da Eletros, ficando no cargo até 1998. Formado em economia pela USP com Mestrado e Doutorado na Universidade Harvard. Foi professor titular, chefe de departamento e diretor da FEA-USP, Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e presidente do Sindigás.

  • 1995

    Sérgio Marcos Prosdócimo foi presidente do Conselho de Administração no período de 1995 a 1996 e durante o mandato comandava a Umuarama.

  • 1996

    Jairo Cupertino foi presidente do Conselho de Administração entre 1996 e 1997, período em que esteve à frente da Philco.

  • 1997

    Antonio Carlos Romanoski foi presidente do Conselho de Administração de 1997 a 1998.

  • 1998

    Sérgio Barcellos comandou o conselho da Eletros em 1998, mesmo período em que ocupou o cargo de presidente da Continental.

    No mesmo ano Roberto Macedo passa a presidência executiva da Associação para Paulo Saab, conselheiro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, que permaneceu no cargo até 2007.

    Rogério Amato foi presidente do Conselho de Administração de 1998 a 1999, época que coincide com sua passagem pela Panasonic.

  • 1999

    Nelson Sany Wortsman foi presidente do Conselho de Administração entre 1999 e 2000, período em que também exercia o cargo de CEO da CCE no Brasil.

  • 2000

    Cláudio Vita Filho foi presidente do Conselho entre 2000 e 2003, período em que representava a Itautec no país.

  • 2003

    Paulo Frederico Meira de Oliveira Periquito comandou a presidência do conselho entre 2003 e 2007, quando presidia a Whirlpool.

  • 2004

    Em 27 de agosto de 2004, ocorreu uma grande festa em comemoração dos 10 anos da Entidade.

    Eletros 10 anos

  • 2007

    Sergio Rubens Loeb foi presidente do Conselho de Administração da Eletros entre 2007 e 2010, representando a Semp Toshiba no Brasil.

    Ainda em 2007, Lourival Kiçula, que havia ocupado o cargo de Presidente da Sanyo do Brasil e da Tec Toy S.A, assume o cargo de presidente executivo da Eletros.

  • 2009

    Festa em comemoração dos 15 anos da Entidade

    No dia 27 de novembro, a entidade completa 15 anos de atuação representando os maiores fabricantes de produtos eletroeletrônicos do Brasil. O evento de comemoração contou com a presença de todo o setor e do então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

  • 2010

    Ichiu Shinohara assume a presidência do Conselho de Administração, representando a Panasonic do Brasil.

  • 2011

    Em 24 de novembro, a Eletros teve a honra de contar com a presença do Sr. Ricardo Schaefer, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em almoço com associados.

    No dia 09 de dezembro de 2011, a ELETROS realizou uma grande homenagem à Sra. Maria Teresa Bustamante, que atuou por vários anos como coordenadora do Setorial de Linha Branca. 

  • 2012

    No dia 19 de outubro, foi realizado o evento em comemoração aos 18 anos da entidade. Na ocasião, estiveram presentes os maiores fabricantes de produtos eletroeletrônicos do país, bem como a presença de Guido Mantega, ministro da Fazenda e de Dorothea Werneck, secretária do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, entre outros representantes que contribuem para o desenvolvimento do país.

    Eletros - Linha do Tempo 2012
  • 2013

    No dia 17 de outubro foi realizado o encontro das empresas associadas da ELETROS, que contou com a presença do Sr. Alexandre Moura Cabral, diretor do Departamento de Indústrias de Base Tecnológicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

     

  • 2014

    No dia 24 de outubro, a ELETROS celebrou 20 anos de sua fundação. Na ocasião, os maiores fabricantes de produtos eletroeletrônicos do Brasil se reuniram e relembraram os momentos mais importantes da trajetória da associação. Os representantes da ELETROS também foram prestigiados com a presença de Andrea Calabi, Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e José Clovis Cabrera (Coordenador de Administração Tributária da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo).

     

  • 2016

    A ELETROS (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) e seus associados receberam, no dia 4 de outubro, a Dra. Rebecca Martins Garcia, Superintendente da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) que realizou uma apresentação sobre a movimentação da economia do Estado nos próximos anos.

    No evento, a Superintendente apontou maneiras de fortalecer a indústria brasileira na Zona Franca, com foco no Plano Diretor Industrial (PDI): Diretrizes Táticas para Área de Atuação da SUFRAMA 2017-2025.

    Destaque dado pela Dra. Rebecca Garcia em sua apresentação ao desenvolvimento no País dos conceitos da chamada Indústria 4.0, com objetivo de recolocar o parque industrial brasileiro no mercado mundial. Dentro desse movimento, reforçou a importância do Polo Industrial de Manaus na modernização da indústria no Brasil.

    Lourival Kiçula, Rebecca Garcia e Armando Ennes do Valle Jr.

     

  • 2017

    Edward Feder assume a presidência do Conselho de Administração, representando a Elgin S/A.

  • Agosto/2017

    ELETROS COMEMORA 23 ANOS DE HISTÓRIA

    A ELETROS gostaria de agradecer a todos os associados pela confiança e dedicação nestes 23 anos de história. Juntos, continuaremos na busca constante pelo desenvolvimento do setor e do País.