Quem Somos

Sendo a representante dos fabricantes nacionais de eletroeletrônicos, a ELETROS é conhecedora de todos os assuntos referentes às Linhas de Ar-Condicionado, Branca, Marrom (áudio e vídeo) e Portátil produzidas e comercializadas no país:

LINHA DE AR-CONDICIONADO

Produto utilizado para controlar a temperatura de um ambiente, captando o ar externo e substituindo o ar quente presente, pelo ar fresco. Suas funções podem incluir: aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação do ar.

LINHA BRANCA

Essa denominação identifica a produção dos eletrodomésticos de maior porte, como geladeiras, fogões, lavadoras de roupas, entre outros.

LINHA MARROM

Essa é a designação internacional para identificar os aparelhos de uso doméstico, para informação e entretenimento, como TVs e equipamentos de áudio e vídeo. A origem do nome vem da cor predominante nas caixas com que estes produtos costumavam vir embalados no passado e também da cor das caixas acústicas, em tons castanho, baquelite ou plástico na cor madeira.

LINHA PORTÁTIL

Este segmento é representado pelos eletrodomésticos que podem ser transportados com facilidade, levados de um lado para outro, como liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, cafeteiras, secadores de cabelo, entre outros.

Atuação da Eletros

 

A ELETROS representa os interesses de suas associadas, tratando de promover debates e propostas sobre temas considerados de grande importância para o País e os fabricantes de eletroeletrônicos.

A entidade conta com conselhos setoriais nos quatro segmentos de atuação de suas associadas (ar-condicionado, linha branca, imagem e som e eletroportáteis). E nossa equipe é formada por especialistas em Comércio Exterior, Direito, Meio Ambiente, Normas Técnicas, Relações Institucionais e Tributário, com o objetivo de dar subsídio e apoio técnico ao desenvolvimento de estudos, levantamento de dados e elaboração de análises setoriais

A ELETROS e o consumidor

Os fabricantes de eletroeletrônicos associados a ELETROS têm o permanente compromisso de oferecer produtos de qualidade, a preços competitivos para os consumidores. A ELETROS, como entidade representativa do setor, contribui nesse sentido com a manutenção do Grupo de Assistência Técnica e Defesa do Consumidor.

Esse grupo tem como missão orientar os fabricantes sobre as normas técnicas de fabricação e as leis de defesa do consumidor, dando apoio técnico para auxiliar no cumprimento dessas normas e leis. Desta forma, contribui para o aperfeiçoamento das relações das empresas com seus consumidores.

Por que foi criada a ELETROS?

Em 29/08/1994, um grupo de empresários reuniu-se querendo ser ouvido como produtores de bens finais e para que houvesse homogeneidade de interesses. Assim foi criada esta associação de fabricantes de bens finais.

Lideraram a formação da ELETROS os senhores Sergio Prosdócimo e Eugenio Staub.

Franciscus Sluiter, presidente da Philips do Brasil, emprestou sua própria casa para as primeiras reuniões da ELETROS.

O primeiro estatuto da entidade foi coordenado pelo dr. Edson Vismona com o auxílio da ministra Dorothea Werneck.

Isso tudo aconteceu na Rua Galvão Bueno, 430, 6º andar – sede da Sanyo, cedida pelo dr. Sergio Prosdócimo, que presidia o Grupo Umuarama, do qual a Sanyo fazia parte.

Assim se formaram os pilares dessa nova associação, que ao longo de sua existência, pôde contar, em seu Conselho de Administração, com importantes nomes da indústria nacional. Todos, movidos pela dedicação e pelo empenho, deram voz ao setor eletroeletrônico:

Linha do Tempo